1 de mai. de 2024

Salmo 31. Tema: Deus se aborrece dos idólatras.

  •  “Aborreces os que adoram ídolos vãos; eu, porém, confio no SENHOR.” (Sl 31:6 RA)

      A idolatria é um dos caminhos daqueles que abandonam ao Senhor, isto porque, desejam manipular o sagrado e terem um “deus” que lhes atenda as necessidades, mas que não interfira em suas maneiras de viver.

      Idólatras querem um “deus” que seja mudo, pois assim não os repreenderá, exortará, nem disciplinará diante das escolhas erradas e pecaminosas.

      Quando lemos as escrituras no Antigo Testamento, vemos inúmeras vezes o povo de Deus, abandonando-O para seguir ídolos feitos por mãos humanas e quando isso acontecia o juízo divino era liberado e o preço pago era alto.

      Davi, inspirado pelo Espírito Santo, deixa claro que Deus se aborrece dos que adoram ídolos e isto deve nos alertar e chamar ao arrependimento:

  • Aborreces os que adoram ídolos vãos; eu, porém, confio no SENHOR.” (Sl 31:6 RA)

      No Novo Testamento, encontramos alertas quanto ao perigo da idolatria, pois os que praticam este pecado não herdarão o Reino de Deus:

  •   Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros; 10  refiro-me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo. 11  Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais.” (1Co 5:9-11 RA)
  • Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, 10  nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. 11  Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.” (1Co 6:9-11 RA)
  • Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20  idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21  invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.” (Gl 5:19-21 RA)
  • Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se. 8  E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil. 9  Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes.” (1Co 10:7-9 RA)
  • Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; 6  por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.” (Cl 3:5-6 RA)
  • “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” (Ap 21:8 RA)
  • Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.” (Ap 22:15 RA)
      Diante de  alertas tão claros e de punições tão impactantes a palavra de comando do Espírito Santo é:  

  • “Portanto, meus amados, fugi da idolatria.” (1Co 10:14 RA)

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.