8 de mai. de 2024

Salmo 39. Tema: Alguns palmos de vida.

  •  “ Disse comigo mesmo: guardarei os meus caminhos, para não pecar com a língua; porei mordaça à minha boca, enquanto estiver na minha presença o ímpio. 2  Emudeci em silêncio, calei acerca do bem, e a minha dor se agravou. 3  Esbraseou-se-me no peito o coração; enquanto eu meditava, ateou-se o fogo; então, disse eu com a própria língua: 4  Dá-me a conhecer, SENHOR, o meu fim e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade. 5  Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos; à tua presença, o prazo da minha vida é nada. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é pura vaidade. 6  Com efeito, passa o homem como uma sombra; em vão se inquieta; amontoa tesouros e não sabe quem os levará.” (Sl 39:1-6 RA)

          Desde a queda no éden, o ser humano quer controlar tudo que diz respeito a própria vida, sem ter que depender de Deus, mas isso é impossível, visto que alguns conhecimentos e detalhes da existência são do particular conhecimento do Eterno, dentre estes, o tempo de vida.

As inquietações promovidas pelo medo da morte, nos fazem perder a quietude de alma necessária para desfrutarmos bem da vida, pois não há como prevermos se viveremos muito ou pouco e isso nos desestabiliza. Quando vivemos pela fé, gozamos de certa paz, pois sabemos em quem temos crido e que é poderoso para guardar nosso depósito até aquele dia, quando não, a situação fica muito difícil.

          Davi, também quis saber quanto tempo viveria e a informação que obteve do Senhor foi que teria uma jornada de alguns palmos, isso é, caminharia por um tempo e depois teria que involuntariamente encarar o inimigo que não poderia vencer, a morte.

          Diante de uma resposta tão certa, porém tão imprecisa, o salmista entende que deveria esperar no Senhor e não no que tinha, ou  sabia, afinal, tudo passaria pra mão de outrem.

          Você e eu também temos alguns palmos de vida, ou quem sabe, alguns centímetros, então precisamos estar sóbrios e vivermos sob o temor do Senhor, pois embora  não tenhamos controle quanto ao tempo de vida, é possível com a ajuda de Deus buscarmos sabedoria para usar da melhor maneira o tempo que tivermos.

          Não pense a seu respeito mais do que convém! É claro que devemos ter cuidado com o a vida e o viver, mas  sempre conscientes de que o fim pode ser hoje, amanhã ou daqui a décadas. O importante é que “ao findar o labor desta vida” estejamos eternamente com Deus e isso só pode acontecer através de nosso Senhor Jesus Cristo, pois como disse Davi: “E eu, Senhor, que espero? Tu és a minha esperança.” (Sl 39:7 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.