6 de mai. de 2024

Salmo 36. Tema: O coração do ímpio.

  •   Há no coração do ímpio a voz da transgressão; não há temor de Deus diante de seus olhos. 2  Porque a transgressão o lisonjeia a seus olhos e lhe diz que a sua iniquidade não há de ser descoberta, nem detestada. 3  As palavras de sua boca são malícia e dolo; abjurou o discernimento e a prática do bem. 4  No seu leito, maquina a perversidade, detém-se em caminho que não é bom, não se despega do mal.” (Sl 36:1-4 RA)

      

           Após a queda (Gen 3),  o ser humano tornou-se mal e capaz de planejar e executar perversidades geradores de inúmeros e profundos males, ignorando que a “Lei do retorno” lhe fará colher de forma ampliada e amplificada todo mal que praticou.

           A transgressão, a ausência de temor a Deus, o prazer que sente no mal e a ideia de que nunca será atingido e punido, fazem com que o ímpio tenha palavras enganadoras e arrogantes, seja cheio de malícia e dolo, pois ignora o bem e o certo. No seu leito, maquina a perversidade e ao caminhar dirige-se para a roda dos escarnecedores, pois o mal lhe atrai e seduz.

           Essas duras realidades estão presentes naqueles que não temem a Deus e tornar-se-ão manifestas, pois nada há oculto que não venha a ser revelado. Por isso, examine-se, pois  se não houver temor a Deus em seu coração, coisas terríveis podem jorrar de você, mas também não seja ingênuo, pois pessoas perversas que estejam perto de você são capazes de coisas inimaginadas, afinal  “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17:9 RA)

           Procure o temor do Senhor e nele se firme, para que não haja perversidade em seu coração, pois  “...os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.” (2Tm 3:13 RA). Permaneça firme no Senhor, pois Dele virá a proteção e o juízo contra o ímpio e tenha certeza que ele não ficará impune como pensa, pois na hora certa o Senhor executará juízo e justiça sobre a terra. Deus te abençoe!!

  •  “ Visto como se não executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal. 12 Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus. 13 Mas o perverso não irá bem, nem prolongará os seus dias; será como a sombra, visto que não teme diante de Deus.” (Ec 8:11-13 RA)

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.