18 de mai. de 2024

Salmo 50. Tema: De que adianta?

  •   Escuta, povo meu, e eu falarei; ó Israel, e eu testemunharei contra ti. Eu sou Deus, o teu Deus. 8  Não te repreendo pelos teus sacrifícios, nem pelos teus holocaustos continuamente perante mim. 9  De tua casa não aceitarei novilhos, nem bodes, dos teus apriscos. 10  Pois são meus todos os animais do bosque e as alimárias aos milhares sobre as montanhas. 11  Conheço todas as aves dos montes, e são meus todos os animais que pululam no campo. 12  Se eu tivesse fome, não to diria, pois o mundo é meu e quanto nele se contém. 13  Acaso, como eu carne de touros? Ou bebo sangue de cabritos? 14  Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo; 15  invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.” (Sl 50:7-15 RA)

 

            Nem sempre as pessoas entendem que ao cultuarem não estão prestando favores a Deus, e sim, desfrutando do Seu favor, ao serem aceitos em Sua presença.

            O Senhor nunca precisou de nossos sacrifícios, ofertas, doações, etc. Nós que necessitamos prestar culto, trazendo tudo que temos e somos, como sinal de gratidão pela obra redentora em nossa vida.

            Por vezes nos iludimos pensando que ao oferecermos algo ao Senhor estaremos satisfazendo Suas necessidades, mas na verdade, nós somos os carentes, os necessitados, ou interessados em sermos aceitos, pois tudo que existe já é Dele.

            Precisamos lembrar que “do Senhor é a terra e sua plenitude, o mundo e os que nele habitam”. Nossas ações de graças manifestam reconhecimento e nossa obediência testemunha nossa fé, visto que não há maior expressão de culto que o atender a voz de Deus e fazer o que lhe agrada.

Deus não quer palavras repetidas, sacrifícios de tolos, rituais vazios. De nada valem cerimônias, pompa, sacrifícios, se não houver piedade, compromisso e santidade. Busquemos uma vida justa e piedosa, para que a semelhança de Abel, sejamos recebidos na presença de Deus e nosso culto seja aceito, por acontecer em espírito e em verdade.

  •   Mas ao ímpio diz Deus: De que te serve repetires os meus preceitos e teres nos lábios a minha aliança, 17  uma vez que aborreces a disciplina e rejeitas as minhas palavras? 18  Se vês um ladrão, tu te comprazes nele e aos adúlteros te associas. 19  Soltas a boca para o mal, e a tua língua trama enganos. 20  Sentas-te para falar contra teu irmão e difamas o filho de tua mãe. 21  Tens feito estas coisas, e eu me calei; pensavas que eu era teu igual; mas eu te argüirei e porei tudo à tua vista. 22  Considerai, pois, nisto, vós que vos esqueceis de Deus, para que não vos despedace, sem haver quem vos livre. 23  O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus.” (Sl 50:16-23 RA)

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.