22 de mai. de 2024

Salmo 52. Tema: Fugaz sucesso do mal.

  •  “ Por que te glorias na maldade, ó homem poderoso? Pois a bondade de Deus dura para sempre. 2  A tua língua urde planos de destruição; é qual navalha afiada, ó praticadora de enganos! 3  Amas o mal antes que o bem; preferes mentir a falar retamente. 4  Amas todas as palavras devoradoras, ó língua fraudulenta! 5  Também Deus te destruirá para sempre; há de arrebatar-te e arrancar-te da tua tenda e te extirpará da terra dos viventes.” (Sl 52:1-5 RA)

          Pessoas arrogantes, maldosas, agressivas, costumam gloriar-se da maldade que fazem, pois aparentemente são bem sucedidas, temidas e tiram proveito de seus atos pecaminosos, contudo, ignoram que o mal tem prazo de validade e será punido pelo Juiz de toda a terra.

          O homem maligno é astucioso em seus atos, vil em suas posturas, mentiroso em seus argumentos e não teme fraudar e caluniar. Age assim na certeza que não será punido, mas está sob o encantamento do diabo, que depois de usá-lo fará com que se arruíne.

            A Palavra de Deus nos apresenta casos como os de Caim (Gen 4), Er e Onã (Gen 38), Coré, Datã, Abirão (Nm 16), Nabal (1 Sm 25), Acabe e Jezabel (1 Rs 21, 2 Rs 9) , Atalia ( 2 Cr 23) e muitos outros que gloriavam-se na maldade, mas um dia “a conta chegou” e a vergonha e a destruição foram severas e exemplares.

            Você é mau? Arrependa-se enquanto é tempo, caso contrário, Aquele que tem a espada a usará contra você. Você conhece alguém mau? Não tema esta pessoa, mas também não se aproxime dela, para que no dia que for pega em sua maldade, nada respingue para sua vida.

             Quem cava uma cova, nela cairá. Quem usa da espada, por ela morrerá. Quem zomba da verdade, por ela será julgado. Quem se alia ao diabo, com ele será punido no inferno. Ande em justiça e santidade e Deus julgará suas causas e lhe honrará, ainda que pareça demorado. O mal não prevalecerá!!

  • O homem depravado cava o mal, e nos seus lábios há como que fogo ardente. 28  O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos. 29 O homem violento alicia o seu companheiro e guia-o por um caminho que não é bom. 30  Quem fecha os olhos imagina o mal, e, quando morde os lábios, o executa.” (Pv 16:27-30 RA)
  •    “ O homem de Belial, o homem vil, é o que anda com a perversidade na boca, 13  acena com os olhos, arranha com os pés e faz sinais com os dedos. 14  No seu coração há perversidade; todo o tempo maquina o mal; anda semeando contendas. 15  Pelo que a sua destruição virá repentinamente; subitamente, será quebrantado, sem que haja cura.” (Pv 6:12-15 RA)
  •   Quero, pois, lembrar-vos, embora já estejais cientes de tudo uma vez por todas, que o Senhor, tendo libertado um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu, depois, os que não creram; 6  e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia; 7  como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição.” (Jd 1:5-7 RA)
  •  “ Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra. 10  Mais um pouco de tempo, e já não existirá o ímpio; procurarás o seu lugar e não o acharás. 11  Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz. 12  Trama o ímpio contra o justo e contra ele ringe os dentes. 13  Rir-se-á dele o Senhor, pois vê estar-se aproximando o seu dia. 14  Os ímpios arrancam da espada e distendem o arco para abater o pobre e necessitado, para matar os que trilham o reto caminho. 15  A sua espada, porém, lhes traspassará o próprio coração, e os seus arcos serão espedaçados.” (Sl 37:9-15 RA)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.