5 de mai. de 2024

Salmo 35. Tema: Inimigos gratuitos.

  • “ Não se alegrem de mim os meus inimigos gratuitos; não pisquem os olhos os que sem causa me odeiam.” (Sl 35:19 RA)

 

          Inimigos são opositores que visam nossa ruína, procuram prevalecer contra nós, tirar proveito de situações e obterem glória em cima do nosso fracasso.

Existem inimigos declarados, mas também os dissimulados. Alguns estão longe, outros sentam-se conosco à mesa (Sl 41:9). Há inimigos que nascem de demandas, disputas, confusões, mas existem aqueles que são gratuitos.

Mas quem seriam os “inimigos gratuitos”? São pessoas que por questões interiores, subjetivas e de percepção não gostam de nós, sem que tenham motivos reais para tais sentimentos e comportamentos. Olham pra nós e nos adjetivam negativamente sem que ao menos nos conheçam, outros tem inveja do somos ou não somos, temos ou não temos e por isso resolvem nos atacar pública ou privadamente.

Existem aqueles que são inimigos gratuitos, embora tenham sido por nós apoiados, ajudados, suportados, ensinados, acolhidos, etc. O interessante é que nem eles sabem por que são e agem assim para conosco. Judas foi um inimigo gratuito de Jesus, pois o Mestre nunca lhe fez nenhum mal.

Inimigos gratuitos não precisam de motivos ou eventos, eles apenas querem nosso mal e passam a atacar verbalmente e até fisicamente, montam ciladas, nos vendem, nos criticam, etc., sem que saibam e nem digam por que agem assim.

Davi, tinha milhares de inimigos declarados, mas deixou registrado que também tinha inimigos gratuitos, isto é, pessoas que ele não sabia por quais motivos queriam sua ruína, afinal nunca tivera demandas com elas.

Jesus também tinha inimigos gratuitos, pessoas que não gostavam Dele apenas por ser quem era, fazer o que fazia e ter o que tinha, afinal ninguém poderia acusá-lo de querer ou fazer o mal pra ninguém.

Diante desta realidade precisamos observar as seguintes posturas:

  1.       Precisamos ter cuidado para não sermos inimigos gratuitos de ninguém, isto é, nos tornarmos opositores e críticos sem que tenhamos justificativas para tal postura. Não devemos desejar, planejar, cooperar e nem executar o mal contra alguém sem que tenhamos razões, ou ainda que as tenhamos, visto que se a Palavra de Deus nos orienta a amar aqueles que intencionalmente nos fazem mal, imagine com quem nunca nos deu motivos.
  2.       Precisamos entender que teremos inimigos gratuitos, pessoas que não gostarão de nós e até procurarão nosso mal, sem que tenham motivos reais para assim proceder, apenas não “topam com nossa cara” e resolvem querer e fazer o mal.
  3.       O diabo (acusador, Ap 12:10), promoverá acusações mútuas, tentando “criar inferno” e promover guerras. Precisamos discernir quando isso estiver acontecendo e resistir ao mal em oração e posicionamentos bíblicos.
  4.       Existe também o caso de pessoas que tentam nos envolver em suas questões contra outras e terminamos tomando as dores e nos metendo em problemas que não são nossos, nos tornado inimigos de quem é inimigo de quem quer nos ter como aliados (Pv 6:16-19). 

Assim é a vida!!

·              O importante é que não sejamos inimigos gratuitos de ninguém e que procedamos biblicamente tanto com os inimigos que tem suas razões, quanto com aqueles que nem sabem suas razões por nos odiarem e  prejudicarem, afinal, como filhos de Deus devemos amar nossos inimigos e orar por quem nos persegue:

  • “ Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44  Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; 45  para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. 46  Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47  E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? 48  Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.” (Mt 5:43-48 RA)
  • “Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam;” (Lc 6:27 RA)
  •  Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; 18  se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; 19  não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; (ira; de Deus) porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. 20  Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. 21  Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Rm 12:17-21 RA)
  • “Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.” (Ap 12:10 RA)
  • “ Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: 17 olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, 18 coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.” (Pv 6:16-19 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.