26 de mai. de 2024

Salmo 56. Tema: Línguas ferinas distorcem as palavras.

 

  •  “Todo o dia torcem as minhas palavras; os seus pensamentos são todos contra mim para o mal.” (Sl 56:5 RA)

           A malignidade de algumas pessoas é maior do que imaginamos. Elas são capazes de torcer nossas palavras, atribuindo-lhes sentidos mentirosos, adulterados, para nos prejudicarem. Para tanto, tiram palavras de contexto, acrescentam e removem outras, criam narrativas, caluniam, induzem a compreensão das pessoas, ampliam ou diminuem tons e volumes, fazem caras e bocas, pensando que se darão bem, porém esquecem que ninguém pode contra o tempo e a verdade.

           Toda a engenharia para distorcer o sentido das palavras é motivada pela perversidade  do coração e por sentimentos como invejas, complexos de inferioridade, falta de perdão, adoção de princípios errados, mentalidade de escassez e incapacidade de ser bem sucedido com méritos próprios.

           Aqueles que torcem nossas palavras vivem como “urubu no fio”, esperando algum deslize nosso, ou uma situação que facilite esguicharem a peçonha  armazenada em sua “glândulas” diabólicas.

  • “Os que me espreitam continuamente querem ferir-me; e são muitos os que atrevidamente me combatem.” (Sl 56:2 RA)
  • “Ajuntam-se, escondem-se, espionam os meus passos, como aguardando a hora de me darem cabo da vida.” (Sl 56:6 RA)

          Davi também enfrentou pessoas que distorciam suas palavras, pois ouviam o que falava e repassavam-nas alterando o sentido, pensando que procedendo assim iriam prejudicá-lo perpetuamente. Porém, se enganavam, pois Deus, o reto Juiz, sempre faz a verdade prevalecer e os mentirosos e caluniadores terminem sendo descobertos e desmoralizados, recebendo o mal que planejaram contra o justo.

          Sei que não é fácil lidar com pessoas malignas, pois delas já fui vítima várias vezes, mas também sei que sempre se dão mal, pois quem mente sempre terá que inventar outras mentiras e termina tropeçando na própria língua e caindo com a “cara” no chão.

  •  Mas Deus desfere contra eles uma seta; de súbito, se acharão feridos. 8  Dessarte, serão levados a tropeçar; a própria língua se voltará contra eles; todos os que os veem meneiam a cabeça. 9  E todos os homens temerão, e anunciarão as obras de Deus, e entenderão o que ele faz.” (Sl 64:7-9 RA)
  •   SENHOR, livra-me dos lábios mentirosos, da língua enganadora. 3  Que te será dado ou que te será acrescentado, ó língua enganadora? 4  Setas agudas do valente e brasas vivas de zimbro.” (Sl 120:2-4 RA)

          Você é daqueles que distorcem as palavras dos outros? Aconselho-o arrepender-se e converter-se enquanto é tempo, pois “quem ama a maldição, por ela será atingido”.

  • “O lábio veraz permanece para sempre, mas a língua mentirosa, apenas um momento.” (Pv 12:19 RA)
  •  “Refreia a língua do mal e os lábios de falarem dolosamente.” (Sl 34:13 RA)

          Caso esteja entre as vítimas dos que tem a mente, o coração e a língua, movidos pelo inferno, entregue-se ao Advogado fiel e peça para que o Juiz de toda terra julgue sua causa. O fim, você já sabe qual será, pois Ele não condena o justo e nem justifica o ímpio.

  • “Por que te glorias na maldade, ó homem poderoso? Pois a bondade de Deus dura para sempre. 2  A tua língua urde planos de destruição; é qual navalha afiada, ó praticadora de enganos! 3  Amas o mal antes que o bem; preferes mentir a falar retamente. 4  Amas todas as palavras devoradoras, ó língua fraudulenta! 5  Também Deus te destruirá para sempre; há de arrebatar-te e arrancar-te da tua tenda e te extirpará da terra dos viventes.” (Sl 52:1-5 RA)
  • 1 ¶  Ouve, ó Deus, a minha voz nas minhas perplexidades; preserva-me a vida do terror do inimigo. 2  Esconde-me da conspiração dos malfeitores e do tumulto dos que praticam a iniquidade, 3  os quais afiam a língua como espada e apontam, quais flechas, palavras amargas, 4  para, às ocultas, atingirem o íntegro; contra ele disparam repentinamente e não temem. 5  Teimam no mau propósito; falam em secretamente armar ciladas; dizem: Quem nos verá? 6  Projetam iniquidade, inquirem tudo o que se pode excogitar; é um abismo o pensamento e o coração de cada um deles. 7 ¶  Mas Deus desfere contra eles uma seta; de súbito, se acharão feridos.” (Sl 64:1-7 RA)

           Confie no Senhor!! Continue fazendo o bem! Honre o que prometeu” e tenha certeza que ninguém pode impedir o agir de Deus em  sua vida. Todas as promessas de Deus se cumprirão se você permanecer fiel. Quanto aos malignos é só esperar, pois a ruína vem a cavalo, contra quem zomba de Deus e de quem por Ele é abençoado.

  • “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gn 12:3 RA)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.