8 de mai. de 2024

Salmo 38. Tema: Eu sou o culpado.

  •  “Não há parte sã na minha carne, por causa da tua indignação; não há saúde nos meus ossos, por causa do meu pecado.” (Sl 38:3 RA)
  • “Pois já se elevam acima de minha cabeça as minhas iniquidades; como fardos pesados, excedem as minhas forças.” (Sl 38:4 RA)
  • “Tornam-se infectas e purulentas as minhas chagas, por causa da minha loucura.” (Sl 38:5 RA)
  • “Confesso a minha iniquidade; suporto tristeza por causa do meu pecado.” (Sl 38:18 RA)

            Assumir a culpa pelos erros e ter consciência de que está sofrendo por escolhas mal feitas não é nada fácil e nem agradável, porém necessárias para quem quer mudanças reais.

            Adotar a honesta e humilde postura de reconhecer que fez o que não deveria e que está sofrendo porque merece é rara, mas, quando existe, abre um portal para mudanças reais acontecerem, visto que, deixamos de arrumar “bodes expiatórios” e terceirizar a culpa, fatos estes que oportunizarão mudanças que precisam acontecer em nós e a partir de nós.

            O salmo 38 nos apresenta um homem de Deus que deixa de olhar para os lados a procura de alguém para culpar e confessa seus pecados e iniquidades, assumindo que suas decisões loucas  geraram contaminação da vida, infectando a existência, trazendo consigo dores que poderiam não existir.

            Por agir assim, Davi teve condições de buscar mudanças reais, afinal, admitiu que era o culpado e que precisava ser perdoado e transformado. Com certeza estas atitudes são fruto da ação convencedora do Espírito Santo (João 16:8) e da honestidade pessoal, pois só Ele consegue nos convencer do pecado, justiça e do juízo de Deus e só nós podemos assumir nossa culpa (salmo 38:3).

            Se as coisas não vão bem por você ter escolhido mal, assuma seus pecados, suas falhas, seus erros, pois só assim, mudanças efetivas podem acontecer, já que o diagnóstico preciso oportunizará o tratamento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.