15 de out. de 2023

Atos 3. Tema: Refrigério para a alma.

  • “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus, ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da restauração de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade.” (At 3:19-21 RA)

            Uma das promessas feitas pelo Senhor no salmo 23 é refrigerar nossa alma, mas, biblicamente como isto acontece?

            Devido à natureza pecaminosa, somos tentados a pensar que encontraremos refrigério para nossa alma em lugares, pessoas, objetos, dinheiro, saúde, relacionamentos, títulos e nas benesses que cada uma destas realidades nos proporcionam, porém esta compreensão é enganosa, visto que ainda que tenhamos tudo isso e muito mais, se estivermos longe de Deus continuamos perturbados e sem paz.

Como prova de que nada substitui a presença de Deus, basta observarmos nossa vida e de tantas outras pessoas, que,  mesmo tendo o que reputamos ser capaz de gerar paz, por vezes estamos perturbados, angustiados, aflitos, tomando remédios, consumindo drogas lícitas e ilícitas e até pensando e  cometer suicídio.

            O ser humano tem uma falta intrínseca desde que pelo pecado se afastou de Deus e foi posto para fora do Éden. Inconscientemente temos uma saudade profunda do que acontecia naquele lugar, onde nossos primeiros pais tinham vida plena, mas precisamos entender que não era o jardim que fazia a diferença, mas O Jardineiro, que diariamente os encontrava e regava suas almas.

            Pedro, ao explicar aos judeus o que acontecera com o outrora aleijado, deixa claro para   seus ouvintes que para receberem refrigério para suas almas necessitavam se arrepender de seus pecados, caso contrário podem até ter seus corpos curados, porém suas almas continuaram dilaceradas.

            Não se engane!! Longe de Deus não há paz! Sem uma vida de comunhão com  o Eterno sua alma sempre estará perturbada, temerosa, insegura, aflita, ainda que more em uma mansão, tenha dinheiro, bens, títulos, religião, status etc. Pois o problema está dentro de você e a solução vem Daquele que é o único que pode perdoar pecados.

            Disse Jesus: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mt 11:28-30 RA)

            Pecado tem que ser tratado como pecado. Buscar solucionar problemas gerados pelos pecados em terapias, remédios, conquistas, é ingerir placebos e esperar ser curado. Pecado é pecado e só o sangue de Jesus pode deles nos purificar, por isso, “arrependa-se, converta-se, para que da parte de Deus venha refrigério para sua alma”.

  •  “Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos.” (Pv 3:7-8 RA)
  • “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado. Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder encontrar-te. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão.” (Sl 32:3-6 RA)

     ALERTA: UMA PESSOA QUE CHEGA DIZENDO "ME PERDOE SE  EU  FIZ ALGUM MAL, SE LHE FERI, SE PEQUEI CONTRA VOCÊ", NÃO ESTÁ ARREPENDIDA! POIS NÃO ESTÁ CONFESSANDO QUEM  É,   E  NEM O QUE FEZ. NA VERDADE, ESTÁ PROCURANDO  APENAS UMA MANEIRA DE "ALIVIAR" A CONSCIÊNCIA E DIZER PARA OS OUTROS QUE RESOLVEU O PROBLEMA. QUEM SE ARREPENDE, CONFESSA, PEDE PERDÃO E DEIXA DE PRATICAR. FORA DISSO "É CONVERSA PARA BOI DORMIR".

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.