22 de out. de 2023

Atos 10. Tema: Temor a Deus e piedade cristã.

  • “Morava em Cesaréia um homem de nome Cornélio, centurião da coorte chamada Italiana, piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus.” (At 10:1-2 RA)

 

             A história de Cornélio é um exemplo riquíssimo a ser observado, pois relata como o Senhor nos conhece e leva em consideração aquilo que tentamos fazer de certo, ainda que tenhamos pouco conhecimento bíblico e teológico.

             Cornélio, era um romano que havia tomado conhecimento da fé em um único Deus a partir do seu convívio com os judeus, já que a fé romana era politeísta. A partir do acesso a fé no Deus único e verdadeiro, o coração daquele homem se voltou para Deus e passou a viver de forma comprometida e devotada dentro daquilo que conhecia. Por isso, o Senhor enviou Pedro à Cesaréia para anunciar a Jesus Cristo e o centurião romano se converte e se torna um soldado do exército de Cristo.

            O temor ao Senhor e a piedade são virtudes a serem estimuladas, buscadas, ensinadas e compartilhadas, por todos que servem ao Senhor, pois nos remetem ao quebrantamento espiritual, ao compromisso intenso e ao testemunho impactante.

            Escrevendo à Timóteo, Paulo estimula o novo pastor a exercitar-se pessoalmente na piedade, pois sabia como esta virtude seria necessária para a vida de um homem de Deus: “Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser.” (1Tm 4:7-8 RA)

            No século XVI surgiu na igreja Luterana da Alemanha um dos movimentos mais importantes para o cristianismo protestante, o “PIETISMO”. Os pietistas valorizavam as experiências espirituais dos crentes, a conversam pessoal, a santificação e a renúncia as coisas mundanas, por isso foi tão importante e impactante.

            Se você observar atenciosamente, as características do Pietismo estão presentes nas ênfases da nossa fé, por isso busque ser uma pessoa piedosa e temente a Deus. Não deixe que sua fé seja restrita a questões mentais e racionais.

            Procure ser temente a Deus e piedoso, isso com certeza atrairá os olhos de Deus para você e para o que faz, pois o Senhor se achega aqueles que o buscam em espírito e em verdade.        

  •  “Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis.” (Dt 13:4 RA)
  •  “Porque, se diligentemente guardardes todos estes mandamentos que vos ordeno para os guardardes, amando o SENHOR, vosso Deus, andando em todos os seus caminhos, e a ele vos achegardes, o SENHOR desapossará todas estas nações, e possuireis nações maiores e mais poderosas do que vós. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, desde o deserto, desde o Líbano, desde o rio, o rio Eufrates, até ao mar ocidental, será vosso. Ninguém vos poderá resistir; o SENHOR, vosso Deus, porá sobre toda terra que pisardes o vosso terror e o vosso temor, como já vos tem dito.” (Dt 11:22-25 RA)

 

 

 

 

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.