11 de out. de 2023

João 20. Tema: Por onde você anda?

  • “Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei. Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.” (Jo 20:24-29 RA)

 

           Não estar no lugar certo, na hora certa, com as pessoas certas, nos priva de muitas oportunidades e bênçãos. Tomé teve esta experiência.

           Não sabemos por quais motivos ele não estava reunido com a igreja na hora que Jesus apareceu, mas uma realidade é certa: Ele perdeu uma grande oportunidade que só pode ser desfrutada uma semana depois, quando Jesus reapareceu aos discípulos.

           Por onde você tem andado enquanto deveria estar congregado? Existem promessas do Senhor para a Igreja que s[o podemos desfrutar quando estamos juntos.

           Infelizmente a tecnologia tem feito com que alguns discípulos pensem que assistir um culto é a mesma coisa de estar no culto, mas isto é um engano. Imagine você assistindo um programa de culinária onde os melhores chefes estejam cozinhando. Por mais que você veja os pratos, ouça os relatos, será impossível sentir o cheiro e o sabor das comidas. Da mesma forma acontece com o mover de Deus na Igreja, Você pode ver e ouvir, mas não poderá sentir o que ali está acontecendo.

           Tomé e muitos outros discípulos de Jesus não tem estado onde, quando e como deveriam, por isso depois até duvidam do que ouviram falar. Não seja um destes.

           Imagine se Bartimeu não estivesse no lugar que Jesus passou, o enfermo não estivesse no tanque quando Jesus chegou, Zaqueu não estivesse na árvore quando Jesus o encontrou? Imagine quantas coisas você já perdeu por que não congregou?

            Aproveite todas as oportunidades para estar com os irmãos, pois está escrito:

  •  “Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel.” (Sl 22:3 RA)
  • “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” (Mt 18:20 RA)
  •  “Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos.” (At 16:25-26 RA)
  •  “Pois, tanto o que santifica como os que são santificados, todos vêm de um só. Por isso, é que ele não se envergonha de lhes chamar irmãos, dizendo: A meus irmãos declararei o teu nome, cantar-te-ei louvores no meio da congregação.” (Hb 2:11-12 RA)
  •  “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” (Mt 18:18-20 RA)
  •  “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.” (At 2:1-4 RA)
  •  “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.” (At 4:31 RA)

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.