1 de out. de 2023

João 10. Tema: Espontaneidade no viver.

  •  “ Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. 18  Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.” (Jo 10:17-18 RA)

 

             Dentre os significados da palavra espontaneidade está voluntariedade. Com certeza este é o sentido da fala de Jesus quanto a sua disposição para cumprir os propósitos designados pelo Pai.

             Quando somos voluntários estamos declarando que a disponibilidade, a dedicação, o empenho, será notório, visto que existe uma motivação interna que nos faz diferenciados.

             Jesus, espontaneamente deu sua vida para viver na terra, limitando-se a um corpo humano e morrer na cruz do calvário por todos (expiação ilimitada), por isso não se deixou seduzir pelas propostas que lhe foram feitas, nem pelas “oportunidades” que surgiram.

             Você é espontâneo para viver o Evangelho e realizar a obra de Deus, ou necessita que alguém sempre esteja lhe pedindo, pressionando e até obrigando a fazer algo em prol de sua família, igreja e sociedade?

             Pessoas voluntárias são mais agradáveis de conviver e trabalhar, pois, pra elas, não existe tempo ruim, já que intrinsicamente querem doar-se por causas maiores.

             Na equipe que você lidera existem pessoas involuntárias, isto é, que fazem as coisas no empurrão, na murmuração, com a cara feia? A melhor decisão é dispense-as, pois travarão o trabalho, contaminarão o ambiente e lhe chatearão, diz o ditado popular: “Antes só do que mal acompanhado”.

             Você é uma pessoa indisposta pra ouvir, servir e agir? Lhe aconselho mudar para que a vida seja mais agradável, caso contrário, será evitado(a), dispensado(a) e demitido(a), pois ninguém vai querer estar perto de alguém abusado.

             Siga o exemplo de Jesus que espontaneamente deu sua vida para glorificar a Deus e abençoar pessoas, como consequência, recebeu o nome que está acima de todo nome e foi glorificado pelo Pai. Pessoas voluntárias são escolhidas, acolhidas e preferidas. Pessoas involuntárias serão ignoradas, dispensadas e evitadas. A escolha é sua e as consequências também.

  • “Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o SENHOR esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre.” (1Cr 28:9 RA)
  •  “Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: 2 pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade;” (1Pe 5:1-2 RA)
  • “Porquanto és mandado da parte do rei e dos seus sete conselheiros para fazeres inquirição a respeito de Judá e de Jerusalém, segundo a Lei do teu Deus, a qual está na tua mão; e para levares a prata e o ouro que o rei e os seus conselheiros, espontaneamente, ofereceram ao Deus de Israel, cuja habitação está em Jerusalém, bem assim a prata e o ouro que achares em toda a província da Babilônia, com as ofertas voluntárias do povo e dos sacerdotes, oferecidas, espontaneamente, para a casa de seu Deus, a qual está em Jerusalém.” (Ed 7:14-16 RA)
  • “Aceita, SENHOR, a espontânea oferenda dos meus lábios e ensina-me os teus juízos.” (Sl 119:108 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.