29 de out. de 2023

Atos 17. Tema: Primeiro o necessário.

  •  “Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio. Alguns deles foram persuadidos e unidos a Paulo e Silas, bem como numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres.” (At 17:1-4 RA)

          Necessário é aquilo que precisamos crer, ser, ter, fazer e investir para que algo aconteça segundo os padrões de excelência e qualidade projetados por Deus para nossas vidas e através delas. As demais realidades são secundárias, terciárias e até desnecessárias.

          Por vezes somos levados a ignorar este critério e terminamos não obtendo os resultados desejados, visto que não fomos sufucientemente criteriosos naquilo que era necessário.

          Se você analisar a vida, observará que boa parte do que gera sofrimento não é a ausência do necessário, mas por falta de discernimento terminamos nos tornando insatisfeitos, ingratos, murmuradores e maus investidores.

          Jesus fazia questão de deixar claro para seus discípulos que algumas realidades necessariamente precisariam ser vivenciadas, para que o projeto de Deus acontecesse:

  • “Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia.” (Mt 16:21 RA)
  • “E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim.” (Mt 24:6 RA)
  • “Então, começou ele a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse.” (Mc 8:31 RA)

          O rei Agur, pedia a Deus que não deixasse faltar o essencial para sua vida:

  • Duas coisas te peço; não mas negues, antes que eu morra: afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus.” (Pv 30:7-9 RA)

          Na escolha do apóstolo que substituiria Judas era necessário que os candidatos tivessem andado com Jesus, desde o batismo de João até o dia que o Senhor foi levado aos céus:

  • “É necessário, pois, que, dos homens que nos acompanharam todo o tempo que o Senhor Jesus andou entre nós, começando no batismo de João, até ao dia em que dentre nós foi levado às alturas, um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreição.” (At 1:21-22 RA)

          Quando orientou Timóteo a respeito das escolhas de presbíteros e diáconos, Paulo deixou claro quais as características que eram necessárias, para que o processo fosse avante:

  • “É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo. Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato. Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo.” (1Tm 3:2-11 RA)

          Embora sejamos discípulos de Jesus nem sempre discernimos o que realmente é necessário e por isso vivemos aquém do projeto divino.

  • “Pois ainda não tinham compreendido a Escritura, que era necessário ressuscitar ele dentre os mortos.” (Jo 20:9 RA)

          Procure a ajuda de Deus para discernir sua história e perceberá que o Senhor tem cumprido a promessa de suprir em Cristo todas as suas necessidades. Chegar a esta compreensão lhe livrará de muitos sofrimentos, inquietações, preocupações e até murmurações, pois normalmente são causados pelas vaidades.

  • “E sabeis também vós, ó filipenses, que, no início do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber, senão unicamente vós outros; porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades. Não que eu procure o donativo, mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito. Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.” (Fp 4:15-19 RA)

          Seja sóbrio e agradecido, pois todas as suas necessidades foram, são e serão supridas em Cristo Jesus, autor e consumador da sua fé. Deus te abençoe!!

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.