5 de out. de 2023

João 15. Tema: Cortado ou podado.

  • “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.” (Jo 15:1-8 RA)

 

           A parreira, assim com outras árvores e arbustos frutíferos, precisam de cuidados  para que possam produzir abundantemente. Esse processo requererá que haja uma limpa através da poda e também o corte de algumas galhas infrutíferas. 

           O Senhor Jesus faz uma analogia entre o cristão e a parreira destacando algumas similaridades que devemos observar, pois são estimulantes, mas também nos alertam:

  1.  Jesus é a videira;
  2. O Pai é o agricultor;
  3. Nós somos os ramos;
  4. Quem estiver na videira e não der fruto é cortado e lançado no fogo;
  5. Quem estiver na videira e der fruto é limpado para que dê mais fruto ainda;
  6. Somos limpados pela Palavra de Deus que damos ouvidos;
  7. Precisamos permanecer em Jesus e Ele permanecerá em nós;
  8. Sozinhos não produziremos os frutos esperados por Deus;
  9. Ligados a Jesus daremos muitos frutos;
  10. Quem não permanecer em Cristo será cortado e lançado fora;
  11. Quem for cortado será lançado no fogo do juízo divino;
  12. Quando permanecemos em Cristo, além de darmos muitos frutos e termos vigor, oraremos e nossos pedidos serão acolhidos pelo Senhor;
  13. Ao permanecermos em Cristo, sua Palavra permanecer em nós e daremos muitos frutos que glorificarão o nome do Pai e confirmaremos que somos discípulos de Jesus.

 

          Não há como fugir destas verdades explícitas, por isso não deixe que sua natureza pecaminosa, pessoas, filosofias ou teologias lhe afastem da verdade revelada. Jesus é a parreira, o Pai é o agricultor e nós os ramos, quem produz é limpado, quem não produz é cortado. 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.