10 de out. de 2023

João 19. Tema: Estará consumado.


  • “Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.” (Jo 19:30 RA)

              Cada realidade que enfrentamos tem um começo, um meio e um fim. Manter-se sóbrio em relação a elas  muito nos ajudará, pois encherá nosso coração de esperança e expectativas, mas também de perseverança, conforto e segurança.

              Saber das etapas em cada momento que enfrentamos, favorecerá extrairmos e desfrutarmos do que é positivo, mas também nos ajudará a ter paciência em relação ao que é “negativo”.

              Embora normalmente enfatizemos o prazer relacionado ao início das coisas, a Palavra de Deus nos afirma que : “Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio; melhor é o paciente do que o arrogante.” (Ec 7:8 RA). Mas porquê o fim é melhor do que o começo e o meio das experiências vividas?

              Quando chegamos ao fim temos a consciência de que  o desejado foi alcançado e pela fé e paciência herdamos as promessas: “Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência para a plena certeza da esperança; para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas.” (Hb 6:11-12 RA)

              Nosso Senhor, soube discernir quando sua vida e missão na terra tinham chegado ao clímax, ao ápice e sua missão havia sido concluída, por isso na cruz pode afirmar: “está consumado”. Sob esta consciência inclinou a cabeça, rendeu o espírito e morreu.

              Assemelhando-nos a Jesus, precisamos ter o discernimento necessário para percebermos quando é hora de começar, continuar e terminar cada fase que estamos vivendo, para que possamos viver melhor, afinal, todas as coisas cooperarão para nosso bem, mas para que isso aconteça nosso discernimento precisa estar ativado, nossa fé renovada e nossa perseverança preservada, para que também possamos dizer “está consumado”, isto é, cheguei ao fim e prevaleci.

              Seja sábio para saber como viver cada etapa em cada área da sua vida, seja crente para agradar ao Pai em todas elas, pois assim, como o Senhor venceu, movido por fé você vencerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.