5 de out. de 2023

João 14. Tema: O Consolador em nós.

  •  “Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.” (Jo 14:15-17 RA)

 

          À medida que lemos algumas palavras somos remetidos à outras, pois estão diretamente associadas em seus sentidos, assim é ao termo CONSOLO. Esta palavra nos faz pensar em alívio, conforto, diminuição de sofrimento, logo, quando Jesus fala sobre a vinda do Espírito Santo para atuar como Consolador, está nos dizendo que no “mundo que teríamos aflições” seríamos cuidados pela terceira pessoa da Trindade de uma maneira intensa e contínua. Mas como isso aconteceria?

  •  Através da presença contínua conosco e em nós : “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,” (Jo 14:16 RA)
  •  Através do ensino sobre verdades eternas: “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” (Jo 14:26 RA)
  •  Através do testemunho que receberemos sobre Jesus e sua obra salvadora por todos os homens, inclusive nós: “Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;” (Jo 15:26 RA)
  •  Através do convencimento que nos proporcionará sobre o que é o pecado, como a justiça de Deus se manifesta e quais as implicações e destino daqueles que pela fé recebem a Jesus como Senhor e Salvador: “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.” (Jo 16:7-11 RA)

             Diante destas afirmações de Jesus a respeito do Espírito Santo, podemos perceber a relevância da Sua pessoa, presença e ministério na história e do grande privilégio que desfrutamos de tê-Lo conosco e principalmente em nós, pois por Ele somos selados, habitados, ensinados e consolados sobre nossa redenção eterna.

             Procure conhecer o Espírito Santo, se relacionar com ele, encher-se de sua presença e Dele aprender, pois assim estará pleno de paz e segurança em relação ao passado, presente e futuro. “Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração.” (2Co 1:21-22 RA)


 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.