20 de out. de 2023

Atos 9. Tema: Da humilhação para a humildade.

  •  “Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer.” (At 9:3-6 RA)

         Embora sejam palavras bem parecidas, humilhação e humildade tem significados bem diferentes. A humilhação é um ato externo, a humildade é uma atitude interna. Nem todos que são humilhados são humildes e nem todos que são humildes passam por humilhações.

          Paulo a caminho de Damasco caiu por terra e passou a precisar ser guiado pelos outros. Sua queda foi capaz de conduzi-lo a uma postura de humildade, permitindo ser guiado, orientado e tratado, tanto por seus companheiros como por Ananias, que orou pra que o futuro apóstolo fosse curado.

          Não deixe que as humilhações lhe abatam, ou desviem de uma vida piedosa na presença de Deus. Aproveite estas situações para exercitar a humildade e dar um bom testemunho de compromisso com Deus.

  • “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.” (Mt 5:11-12 RA)

            Tenha a humildade como uma meta contínua, busque-a intensamente, pois é uma virtude espiritual que lhe capacitará a ser ensinado, cuidado, orientado, protegido, mas também, exaltado por Deus. 

  • “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Mt 23:12 RA)
  • “Tens ouvido, SENHOR, o desejo dos humildes; tu lhes fortalecerás o coração e lhes acudirás,” (Sl 10:17 RA)
  • “Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho.” (Sl 25:9 RA)
  • “O SENHOR ampara os humildes e dá com os ímpios em terra.” (Sl 147:6 RA)
  • “Certamente, ele escarnece dos escarnecedores, mas dá graça aos humildes.” (Pv 3:34 RA)
  • “Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria.” (Pv 11:2 RA)
  • “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” (Mt 5:3 RA)
  • “Derribou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes.” (Lc 1:52 RA)
  • “Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tg 4:6 RA)
  • “Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.” (1Pe 3:8-9 RA)
  • “Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça.” (1Pe 5:5 RA)
          Perceba que a humildade é uma chave espiritual capaz de abrir as portas do Reino de Deus e nos fornecer acesso ao Rei.
          Observe a história do nosso Senhor e verá que a humildade permeava suas ações e reações, por isso causou tanto impacto naqueles que o rodeavam, pois lhe fez servo e obediente, embora fosse Mestre e Senhor de todos.
           Porém, não confunda humildade com complexo de inferioridade e baixa autoestima, pois são profundamente distintas. A humildade é uma virtude que nos faz viver os propósitos do Reino, a baixa autoestima é um defeito que nos afasta de vivê-lo. 
         Disse Jesus:  "... aprendei de mim, pois sou manso e humilde e achareis descanso para vossas almas" ( Mt 11:28)
         Sigamos o Mestre, pois sendo como Ele, faremos e chegaremos onde chegou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.