30 de out. de 2023

Atos 18. Tema: Particularidades temporais a serem vividas.

  • “Depois disto, deixando Paulo Atenas, partiu para Corinto. Lá, encontrou certo judeu chamado Áqüila, natural do Ponto, recentemente chegado da Itália, com Priscila, sua mulher, em vista de ter Cláudio decretado que todos os judeus se retirassem de Roma. Paulo aproximou-se deles. E, posto que eram do mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava, pois a profissão deles era fazer tendas. E todos os sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos. Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, Paulo se entregou totalmente à palavra, testemunhando aos judeus que o Cristo é Jesus.” (At 18:1-5 RA)

 

             Cada momento que enfrentamos traz consigo particularidades que precisam ser discernidas e vividas. Não devemos perenizar o que é temporário e nem temporalizar o que é perene.

             Para que saibamos como proceder corretamente, precisaremos em primeiro lugar classificar o que sempre deve acontecer e o que deve acontecer por um tempo determinado.

             A Bíblia nos ensina que em todo tempo devemos confiar em Deus, praticar a justiça, amar o amigo, termos uma vida de santidade e unção, vigiar e orar no Espírito, Já outras posturas devem ser momentâneas e requererão posturas específicas.

            Paulo soube discernir quando deveria fazer tendas e quando deveria dedicar-se exclusivamente a pregação do Evangelho. Por saber como proceder, o apóstolo pôde ter uma vida frutífera independentemente da situação que estava enfrentando.

            Quando podia viajar, Paulo iniciava igrejas, estabelecia líderes, evangelizava publicamente. Quando estava preso evangelizou os guardas e escreveu cartas que até hoje servem para edificação da igreja.

            Procure perceber qual o momento está vivendo e proceda adequadamente, para que possa cumprir sua missão de maneira efetiva (eficiente e eficaz), glorificar o nome de Deus e edificar pessoas.

            Você hoje é solteiro ou casado? Está empregado ou desempregado? Está estudando ou já concluiu os estudos? Está endividado ou já concluiu seus compromissos? É líder ou liderado? Tem poucos recursos ou já atingiu um patamar satisfatório?

            Procure responder a estas e outras perguntas, pois as respostas lhe  ajudarão  saber como proceder adequadamente, pois o sábio conhece o tempo e modo que deve agir (Ec 8:5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.