2 de abr. de 2021

Salmo 61. Tema: Prometeu algo a Deus? Cumpra!

 “Pois ouviste, ó Deus, os meus votos e me deste a herança dos que temem o teu nome.” (Sl 61:5 RA)

  “Assim, salmodiarei o teu nome para sempre, para cumprir, dia após dia, os meus votos.” (Sl 61:8 RA)

 

            O que são votos? São compromissos que assumimos perante Deus e que devemos cumprir. Logo, devemos ter muito cuidado com aquilo que falamos, pois podemos arrumar problemas futuros, caso não honremos aquilo que nos propomos no presente.

             Assim sendo, ser comedido nas palavras e moderado ao pronunciá-las certamente poupará nossas vidas de muitos transtornos, pois se votarmos e não cumprirmos teremos uma dívida que deve paga, caso contrário será cobrada.

             Peça perdão a Deus pelos votos que fez sem o devido cuidado, e a partir de hoje, seja comedido e  responsável ao prometer algo a qualquer pessoa e principalmente a Deus.

             Cuidado com as fortes emoções e com os sentimentos exuberantes como a paixão e o ódio, não se deixe levar pelo efeito manada, quando “todos” prometem algo. Esteja atento ao que canta, ao que ora, ao que implora, pois “é melhor não votar do que votar e não cumprir” (Ec 5:5).

             Uma situação nítida que tem gerado problemas para muitas pessoas é a cerimônia de casamento, onde prometemos a Deus, cuidar do nosso cônjuge. Ao não honrarmos este voto, atraímos para nós sérios problemas, afinal prometemos e não cumprimos.

             Outra situação que tem levado muitos ao sofrimento é quando em momentos de crises financeiras dizemos pra Deus que se formos abençoados com esta ou aquela dádiva corresponderemos assim ou assado, e depois do momento de dor e escassez, deixamos pra lá o que dissemos que iríamos fazer.

             No passado um fio de cabelo do bigode era um sinal que uma promessa estava sendo feita e que seria cumprida. Jesus dizia que nosso sim deve ser sim e o nosso não deve ser não e o que disso passasse era maligno. “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.” (Mt 5:37 RA)

              Apliquemos estes princípios ao nosso viver diário e colhamos os bons resultados, por sermos considerados por Deus e pelos homens como pessoas de honra.

                                                                    Prometeu? cumpra!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.