9 de abr. de 2021

Salmo 68. Tema: O cativeiro foi levado cativo. A morte morreu.

           Cativeiros são locais onde pessoas, ou animais, são mantidos presos, privados de liberdade, por alguém que quer tirar proveito da referida situação. Animais são mantidos em cativeiros. Pessoas sequestradas são mantidas em cativeiros. Nesta condição, ficam privados de direitos básicos como o de ir e vir, até que alguém “estoure o cativeiro” e aqueles que aprisionam (sequestradores) são aprisionados, sofrendo assim, do mesmo mal que causaram, e os que estavam nesta condição são libertos.

           A Bíblia nos diz que Deus levou cativo o cativeiro e deu liberdade aos que ali estavam. Você pode perguntar: “ Mas quando isto aconteceu?” Quando Jesus ressuscitou. Ao morrer Jesus foi aprisionado pela morte, a semelhança de todos os homens, mas ao ressuscitar, Jesus quebrou os grilhões da morte e o maior e mais temido inimigo dos homens foi vencidos e os mesmos puderam ser salvos e viver eternamente. Os grilhões da morte foram rompidos, pois ela não pode conter o Senhor da vida, Jesus Cristo.

           No passado, o pastor John Owen pregou a mensagem “ A morte da morte na morte de Cristo” e este título nos faz lembrar exatamente da vitória de Jesus contra a morte através da ressurreição. Na  sua ressurreição Jesus “matou a morte”. Ela não é mais hegemônica e absoluta, seu governo foi destituído. Ela não mais consegue segurar todos os homens. Jesus ressuscitou!!! Aleluia!!

           Jesus levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens e o maior de todos foi o dom da vida eterna. Ele aprisionou quem aprisionava, e por isso hoje, pela fé, podemos recebê-Lo como Senhor e Salvador e ter certeza de ressurreição e vida eterna.

           Que maravilha!! Que coisa linda!!! Que glória!! O cativeiro foi levado cativo e os que creem em Jesus sabem que “ ainda que morram, viverão!!! Glória a Deus!!!

  •  “Subiste às alturas, levaste cativo o cativeiro; recebeste homens por dádivas, até mesmo rebeldes, para que o SENHOR Deus habite no meio deles.” (Sl 68:18 RA)
  • Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido às regiões inferiores da terra? {às regiões inferiores da terra; ou regiões inferiores, à terra } Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.” (Ef 4:8-10 RA)
  •  Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,  num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” (1Co 15:51-52 RA)
  • E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.  Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1Co 15:54-57 RA)
  •  Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.” (1Ts 4:16-17 RA)
  • Declarou-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir. Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?” (Jo 11:23-26 RA)
  • “Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos,” (Rm 6:8 RA)
  • “Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele;” (2Tm 2:11 RA)
 
                                                                       Aleluia!!!!!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.