7 de abr. de 2021

Salmo 66. Tema: Provação para comprovação.

  Pois tu, ó Deus, nos provaste; acrisolaste-nos como se acrisola a prata. Tu nos deixaste cair na armadilha; oprimiste as nossas costas; fizeste que os homens cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água; porém, afinal, nos trouxeste para um lugar espaçoso.” (Sl 66:10-12 )

             Fazer declarações de amor, dizer-se fiel, cantar louvores, são comportamentos comuns em um ambiente de fé, mas nem sempre as palavras são respaldadas por crenças sólidas e consistentes. Por isso, somos colocados à prova, para que fique claro se realmente o que dizemos é respaldado por aquilo que cremos.

           Algumas vezes somos provados pelos elogios que recebemos (“Como o crisol prova a prata, e o forno, o ouro, assim, o homem é provado pelos louvores que recebe.” Pv 27:21 RA). Outras, pelas dificuldades que enfrentamos ( “ Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. 3  Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem.” Dt 8:2-3 RA). O importante é que, somos provados para sermos aperfeiçoados.

            As provas acontecem de maneiras e em momentos que nem imaginamos e trazem à tona o que em nós está escondido. A bem da verdade, por vezes até nós mesmo somos surpreendidos, mas, como a fruta tem que ser espremida para que seu suco seja saboreado, nós precisamos ser provados para que vejamos se realmente estamos aprovados.

           Se tivermos um coração quebrantado, tanto a aprovação, quanto a reprovação, servirão para nos aperfeiçoar, além de nos proporcionar correção ou promoção. Por isso, não estranhe o ardente fogo destinado a provar-nos, pois ele cooperará para nosso bem: “ Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; 13  pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.” 1Pe 4:12-13 RA)

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.