26 de abr. de 2021

Salmo 86. Tema: Senhor, preserva minha alma!!

 “Preserva a minha alma, pois eu sou piedoso; tu, ó Deus meu, salva o teu servo que em ti confia.” (Sl 86:2 RA)

                Os dias que vivemos são dias de adoecimento individual e coletivo, físico e psicológico. Alguns estão adoecendo por causa da COVID-19 e suas cepas, outros com medo dela.

                 A pandemia  está matando alguns que estavam vivos e deixando vivos alguns  mortos. Tem gente que está em pânico e suas almas encontram-se tomadas por medos, fobias, síndromes, etc. Cresce o número de conflitos pessoais e interpessoais. Muitos são os que estão deixando de entender-se e de entender os outros e por isso estão implodindo ou explodindo. Muitos são os que não conseguem sonhar, planejar, desejar, mesmo estando vivos. Meu pai dizia que “Quem não sonha não vive”, analisando por este aspecto não são poucos os mortos ao nosso redor.

                 Neste contexto de adoecimento coletivo, buscar a Deus é uma riqueza, uma maravilha, um privilégio, uma delícia para nossas almas. Encontrar com o Senhor da vida quando todos falam em morte é uma experiência espetacular. Lembra dos discípulos no caminho de Emaús? Para eles, o último assunto era a morte de Jesus, mas para o caminhante que os acompanhou, a última notícia era a ressurreição Dele mesmo (Lc 24:13-34).

                 Nestes dias de morte, precisamos encontrar com o Senhor da vida e a oração é uma excelente maneira de fazer isto. Quando oramos somos conectados ao Eterno e a eternidade,  e assim, os assuntos, os sentimentos, as emoções, as expectativas e as perspectivas mudam e somos cheios de graça e verdade.

                O salmista Davi sabia tanto da importância de orar ao autor da vida em dias de morte que dizia: “Preserva minha alma, pois sou piedoso”. Clame  ao Senhor para lhe conceder a graça de ter sua alma preservada de tantas doenças psicológicas que estão contaminando a sociedade.

                 Caso não tenhamos cuidado, dentro de algum tempo poderemos estar livres da COVID, mas estaremos aprisionados pelos medos que ela deixará. Com certeza, devemos ter todos os cuidados possíveis para não sermos contaminados pelo vírus, mas também, devemos ter o mesmo cuidado para não adoecermos pelos medos que ele produz.

            Aprendamos a orar com o salmista:

  •   Inclina, SENHOR, os ouvidos e responde-me, pois estou aflito e necessitado. 2  Preserva a minha alma, pois eu sou piedoso; tu, ó Deus meu, salva o teu servo que em ti confia. 3  Compadece-te de mim, ó Senhor, pois a ti clamo de contínuo. 4  Alegra a alma do teu servo, porque a ti, Senhor, elevo a minha alma. 5  Pois tu, Senhor, és bom e compassivo; abundante em benignidade para com todos os que te invocam. 6  Escuta, SENHOR, a minha oração e atende à voz das minhas súplicas. 7  No dia da minha angústia, clamo a ti, porque me respondes. 8 Não há entre os deuses semelhante a ti, Senhor; e nada existe que se compare às tuas obras... 12  Dar-te-ei graças, Senhor, Deus meu, de todo o coração, e glorificarei para sempre o teu nome. 13  Pois grande é a tua misericórdia para comigo, e me livraste a alma do mais profundo poder da morte... Senhor, és Deus compassivo e cheio de graça, paciente e grande em misericórdia e em verdade. 16  Volta-te para mim e compadece-te de mim; concede a tua força ao teu servo e salva o filho da tua serva...pois tu, SENHOR, me ajudas e me consolas.” (Sl 86:1-17 RA)

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.