30 de nov. de 2020

1 João 5. Tema: Quem tem, tem. Quem não tem, não tem.

                Afirmar  que  temos perdão dos pecados,  vida eterna, salvação, paz com Deus, qualquer um pode afirmar, mas a Palavra nos diz que "Quem tem o Filho, tem a vida", logo quem não tem o Filho, não tem a vida, embora discurse fazendo tal afirmação. 

               Ter Jesus nos faz filhos de Deus (Jo 1:12-14), novas criaturas (2 Co 5:17), e nos remete a uma forma de viver diferenciada, pois passamos a viver, nos mover e existir para a glória Dele (At 17:24-28).

               Quem tem o Filho tem o Espírito Santo (Rom 8:9), certeza de Salvação (Rm 6:22,23), um novo nome (2 Co 5:17) , um novo destino eterno (Mt 25:31-35). 

               Você tem o Filho como seu Senhor e Salvador? Ou Ele é pra você um avatar, um mestre, um iluminado, um líder religioso, um entre outros? Só quem tem o Filho é filho e reinará com Ele eternamente. Quem tem, tem! Quem não tem, não tem.


29 de nov. de 2020

1 João 4. Tema: Amados para amar.

               A morte de Jesus em uma cruz não foi um acaso e nem um ocaso. Naquele objeto encontramos um resumo da obra redentora. Na haste maior podemos ver a dimensão do amor de Deus e para com Deus. Na haste menor,  a dimensão do amor do próximo e  para com o próximo. No vértice, que une as duas hastes,  a vinculação que existe entre o amor de Deus e por Deus e o amor do próximo e para com o próximo.

               O cristianismo é vivido em comunhão com Deus, mas também com as pessoas por Ele criadas.  Eremitérios (mosteiros de isolamento) físicos ou psicológicos, são incompatíveis com a fé cristã. Pois como dizia a poetiza: " Eu preciso de você e você de mim. Nós precisamos de Cristo até o fim".

               O amor a Deus está vinculado ao amar o próximo criado e amado por Ele. Boa parte do amor de Deus que recebemos, chega a nós através do próximo, assim como boa parte do amor de Deus chegará ao próximo através de nós. 

               Assim sendo, entendamos, creiamos e vivamos o amor em suas dimensões vertical e horizontal, para que pareçamos com Jesus, que nos amou de fato e por atos, a ponto de morrer na cruz por mim, por você e por todos.



28 de nov. de 2020

1 João 3. Tema: Quem é de Deus não vive na prática do que desagrada a Deus.

                 Sabemos que todos seres humanos nascem pecadores (Sl 51) e isto já nos destina a uma vida separada de Deus, sob maldição,  e destinados a condenação eterna.

                 Mas, quando NASCEMOS DE NOVO EM CRISTO ( João 3), somos feitos novas criaturas e temos nossa natureza mudada ( 2 Co 5:17 ). O escrito de dívida que pesava contra nós foi cancelado ( Cl 2:13,14), somos justificados ( Rm 5:1), nenhuma condenação permanece sobre nós (Rm 8:1) e passamos a viver pra a glória de Deus ( Rm 14:8).

                  Se uma pessoa se converteu a Cristo,  não pode viver no pecado, pois nesta pessoa passou a habitar a divina semente (1 Jo 3:9). O pecado ainda existirá, não mais como algo comum, ou como uma prática, e sim como algo indesejado, vergonhoso e abominável (1 Jo 2:1,2).

                  Por isso, fica fácil sabermos se de fato somos cristãos, posto que, quando um cristão peca fica mal,  triste, envergonhado, busca arrependimento, perdão,  conserto, etc., pois seu desejo é ser santo como Jesus é Santo (1 Co 15: 45-49).

                  Quem vive na PRÁTICA  do pecado não é de Deus, ainda que defenda doutrinas, pratique rituais, exerça trabalhos, esteja integrado a uma comunidade. Porém quem é de Deus defenderá doutrinas certas, praticará rituais, trabalhará para o Reino e participará da vida da Comunidade, mas principalmente buscará uma vida santa e irrepreensível.

                  Observe que o diferencial entre quem é de Deus e quem aparenta ser de Deus é que, QUEM É DE DEUS NÃO VIVE NA PRÁTICA DO PECADO,  QUEM VIVE NA PRÁTICA DO PECADO NÃO É DE DEUS.

                Examine-se e veja como age e reage em relação aos pecados. Se ao pecar você  não fica arrasado, envergonhado, entristecido e desejoso de perdão e mudança,  sinto muito lhe dizer, mas segundo a Palavra de Deus, você ainda não é de Deus. Porém se ao pecar, uma profunda tristeza e vergonha tomam conta do seu ser, isto é um bom sinal e evidência da nova vida em Cristo.

               Aproveite agora a oportunidade e arrependa-se, peça ao Senhor pra lhe fazer uma nova criatura, cujo prazer seja viver em santificação e honra, pra glória de Deus.



27 de nov. de 2020

1 João 2. Tema: Certeza ou dúvida da sua salvação?

                 Um dos consolos, ou talvez, o maior consolo que um cristão tem é a CERTEZA da sua salvação.

                Esta certeza não é meritória (baseada em práticas certas, ou ausência de práticas erradas), pois está baseada única e exclusivamente na fé verdadeira na obra de Cristo e em suas aplicações e implicações à  nossa vida pessoal.

                Mas " quem está nas trevas, não sabe para aonde vai”  (1 Jo 2: 11). Isto significa dizer que, se você não tem certeza de salvação é porque está nas trevas e consequentemente está perdido, morrendo hoje iria pra o inferno. Que dura verdade!!! Que preocupante realidade!!

               Existem pessoas que são curadas, prosperam, são libertas, recebem milagres, congregam com os salvos, mas ainda estão perdidas, por não terem sido lavadas pelo sangue de Jesus, logo, Ele não advoga a salvação delas.

               Você tem certeza de salvação? Se você morresse agora, após ler este texto, para aonde iria? Com base em quem e em que você fundamenta suas crenças?

               Lembre-se: O único requisito para ser salvo é crer no Senhor Jesus e na Sua obra redentora (Atos 16:31) e aqueles que creem vivem para a glória Dele e procuram a Ele se assemelhar (1 Jo 2:4-6).

               Este crer é mais do que admitir, é trazer para si. " Quem tem o filho tem a vida" (Jo 6:47, 1 Jo 5:12), mas, "quem está nas trevas não sabe para aonde vai".

               O exame é pessoal, pois a salvação é individual!!

                Atenção: Lhe aconselho passar por um discipulado bíblico para estudar assuntos como este, pois farão toda a diferença para seu viver diário e eterno.



26 de nov. de 2020

1 João 1. Tema: Confissão para transformação.

                A existência da confissão de pecados pressupõe a possibilidade que o mesmo aconteça.

              O Senhor sabe da nossa imperfeição e providenciou meios para que ao errarmos o alvo e desobedecermos a  Lei,  tenhamos como buscar  Sua ajuda, e retomarmos a caminhada em direção a Cidade Celestial.

              Por isso, ao pecar não tente esconder, nem esconder-se, nem tão pouco se faça de mal entendido, apenas abra o jogo com Deus e peça Sua ajuda, pois há como ser perdoado e purificado de toda iniquidade.

              Não confunda santidade com impecabilidade!! Podemos ser santos até quando pecamos, desde que tenhamos a atitude correta diante daquilo que fizemos de maneira incorreta.

              A confissão de pecados é além  de  uma publicação da verdade em nós e por nós,  um exercício de reconhecimento, humilhação, quebrantamento, busca por mudanças, fé no que Deus pode fazer, assim como nosso real desejo de uma vida pura.

              Confesse seus pecados e deixe-os, pois assim se exercitará na santidade e consequentemente será transformado em alguém mais parecido com Jesus.  

              Atenção!! Não confunda erro, pecado e equívoco. Erros acontecem quando tentamos acertar e não conseguimos. Equívocos acontecem quando estamos desinformados, ou mal orientados. Pecados acontecem quando desobedecemos a Lei de Deus e erramos o alvo em relação ao propósito de Deus pra nós e através de nós.            

              Ah!!! Não espere para confessar seus pecados por atacado, “Senhor perdoa minha multidão de pecados”, afinal, você peca a varejo, isto é, de um em um.

               Deus te abençoe!!



25 de nov. de 2020

2 Pe 3. Tema: Zombares que serão destruídos.

                   Pessoas que querem viver segundo suas paixões carnais,  além de ignorarem as verdades bíblicas, chegam a lançar dúvidas e escarnecerem da mesmas. 

                   Tais pessoas se julgam sábias e surgem dentro e fora da igreja, mas com um objetivo só, justificarem e vivenciarem suas escolhas pelo mundo, pelo pecado e pelo diabo.

                   Esteja atento contra estes semeadores malignos e suas sementes lançadas aos corações, mas também tenha cuidado para não ser um dos tais.

                   No que for possível alerte sua família, igreja e a todos quanto tem acesso, antes que o vírus da incredulidade e da zombaria se instale, pois o fim de tais zombadores será  a destruição histórica  e a perdição eterna. 

                   Mas o que forem fieis ao Senhor até o fim, serão salvos e habitarão no novo céu e na nova terra, onde habitará a justiça, a pureza, a saúde  e a bênção do nosso Senhor.

Leia e medite na Bíblia diariamente, pois ela lhe fará sábio para a eternidade!!



24 de nov. de 2020

2 Pedro 2. Tema: Deus vai castigar.

            A mensagem que diz Deus é amor tem sido mal utilizada por algumas pessoas, pois falam do amor como  oposto à justiça e o juízo de Deus. Como cristãos, sabemos que uma verdade divina não anula e nem sufoca outra, antes a ressalta. 

Deus AMA, mas também CASTIGA!!

          O Senhor em sua santidade não suporta a impiedade, a imoralidade, a perversidade, o engano, o ensino distorcido, a idolatria, a ganância, a infidelidade, enfim, o pecado.

          Quem além de viver no  erro, ensina outros ingressarem, ou permanecerem  no mesmo,  vai ser punido também. Vai ser lançado no  inferno e  sofrerá eternamente.

           Não se engane e nem se deixe enganar. "A porta (do Reino de Deus) é  estreita e apertado é o caminho".

           Quanto a você que já viveu na presença de Deus e hoje voltou pra o vômito (pecados que jogou fora), ou para a lama ( ambientes reprovados por Deus), o juízo que lhe espera é mais terrível ainda, pois está zombado do Santo e da obra de Cristo em sua vida. Deus está lhe vendo e vai lhe castigar.

 “Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou (espezinhou, pisou)  aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça? Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” (Hb 10:26-31)

                   Arrependa-se e volte enquanto é tempo!! Depois do juízo de nada valerá choro, vela, remorso, pedido de ajuda. Fica o alerta pra mim e pra você!!!Deus castiga!!  

Leia a Bíblia e se veja em cada página.       



 

 

23 de nov. de 2020

2 Pedro 1. Tema: Multiplicação da graça e da paz.

                 A graça é o favor imerecido que o Senhor libera sobre os homens pecadores e a paz é o estado de espírito proporcionado por Ele aqueles que o servem.

                 Pedro nos ensina que tanto a graça, quanto a paz, podem ser multiplicadas em nossas vidas, através do conhecimento  de Deus e do Senhor Jesus.

                 Através das informações corretas sobre o Senhor,  uma  fé saudável é gerada em nossas corações,  e passamos a usufruir mais amplamente e intensamente do Seu favor e da paz que excede todo entendimento.

                 Conhecendo o Senhor e Suas promessas passamos a ter nosso coração não apenas acalmado, mas principalmente fortalecido e desafiado, pois as promessas de Deus nos fazem encarar a vida e a morte em uma perspectiva de segurança, já que em Jesus  todas elas tem  o SIM e o AMÉM, para a glória de Deus Pai.

“Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio.” (2Co 1:20)

               Assim sendo: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” (Os 6:3 RA)




22 de nov. de 2020

1 Pedro 5. Tema: Serviço certo com parâmetros certos.

                    É possível fazer o certo com motivações, posturas e propósitos errados? É possível fazer a obra de Deus de maneira desaprovada por Deus? É possível fazermos a obra de Deus de maneira que façamos mal a nós mesmos, ao próximo e ainda desagrademos a Deus? Para todas estas perguntas a resposta é SIM. 

                   O chamado ao serviço é bem claro no Evangelho, afinal, como SERVOS de Deus, precisamos ter uma vida de utilidade tanto a Deus, quanto ao Reino. Mas, precisamos lembrar que existem alguns critérios a serem observados, para que além de fazermos o certo, façamos com motivações, princípios, posturas e propósitos corretos.

                  Pedro orienta os pastores (presbitérios) considerarem três aspectos importantes no  cuidado com Igreja: Espontaneidade, boa vontade e modelo. Estes aspectos são opostos ao constrangimento, dominação e ganância, realidades estas inadequadas ao serviço no Reino de Deus.

                 Considerando a excelência do chamado pastoral, podemos entender que os princípios recomendados ao seu exercício, também se aplicam  as demais áreas e formas de serviço na igreja.

                  Assim sendo, podemos dizer que todo serviço prestado pelo corpo de Cristo, ao corpo de Cristo  e a criação e as criaturas de  Cristo devem acontecer com espontaneidade, boa vontade e bom exemplo, nunca por constrangimento, dominação e ganância.

                  Sirvamos ao Senhor e ao seu Reino de maneira que por Ele venhamos ser aprovados e considerados servos bons e fieis, por não apenas fazermos o certo, mas  de maneira certa.




21 de nov. de 2020

1 Pedro 4. Tema: É tempo de aproveitar o restante do tempo.

                A vida de um cristão é dividida em duas fases: ANTES DE CRISTO e DEPOIS DE CRISTO. Antes de Cristo vivíamos  alheios a vontade de Deus, dedicados ao ego, ao pecado, ao mundo, ao diabo. Vivíamos de maneira que é até vergonhoso lembrar. Mas em Cristo tivemos a oprtunidade de um recomeço.

“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; {criatura; ou criação} as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2Co 5:17 RA)

                Considerando a ignorância do tempo que nos resta nesta terra, cabe-nos  agir de maneira proativa, remindo o tempo, a energia, os recursos financeiros, a força, etc., para que além de avançarmos no propósito de Deus, não venhamos a retroceder quanto ao trato passado.

                 A Palavra de Deus nos alerta que resta-nos pouco tempo, desta feita, cabe-nos viver de maneira honrosa, comprometida e consagrada a Deus, pois assim, tanto manteremos nossa comunhão com Ele,  como também serviremos de instrumentos de salvação para os que se perdem. 

                 É tempo de aproveitar o pouco tempo que nos resta. Nada de voltar pra lama de onde saímos! Nada de perder tempo como perdíamos!! Nada de proceder como procedíamos!! 

                 Vivamos de maneira intensa, profunda e ampla o Evangelho, e assim glorificaremos a Deus, e  de alguma forma, serviremos para resgatar alguns dos fúteis e vazios procedimentos que os afastam da beleza e grandeza do Evangelho.

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.” (Ef 5:15-17 RA)


20 de nov. de 2020

1 Pedro 3. Tema: Outdoor do Evangelho.

                 Nossos olhos têm uma capacidade enorme de captar  imagens, e, juntamente com estas, suas respectivas  mensagens. Informações são colhidas e  armazenadas,  proporcionando  aprendizado e desenvolvimento  nos diversos âmbitos da existência, inclusive no que se refere as crenças. Logo, nossa forma de vestir, proceder, arrumar, limpar, construir, organizar,  comunicam crenças, valores, princípios, sentimentos, perspectivas e expectativas, inclusive em relação a Deus e nosso relacionamento com Ele.

                 Embora associemos o anuncio do Evangelho a mensagens auditivas (falar e ouvir), por vezes a Bíblia nos fala de mensagens visuais, onde as pessoas tem a oportunidade de proclamar e contemplar  a  beleza,  o impacto e o poder que o Evangelho, a partir do que mostram e do que lhes é mostrado.

                 Nosso testemunho também é transmitido  de forma visual, por isso somos alertados sobre o cuidado que devemos ter com nossa forma de viver, pois como já foi dito, ”Nossa vida é a única Bíblia que algumas pessoas irão ler”, por isso é tão importante agir e reagir segundo o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

                 O  testemunho visual  deve acontecer a partir do ambiente e relacionamentos domésticos  e  se estender aos demais níveis, publicando visualmente o que cremos invisivelmente. Por isso zele por seu testemunho e entenda que você comunica sua fé também através do que faz, desfaz, refaz,  veste e como veste, fala e como fala, age e reage.

                 Você é um outdoor do Evangelho.



19 de nov. de 2020

1 Pedro 2. Tema: Disse Pedro: Jesus é a Pedra.

                     Durante a história  muitos debates tem acontecido sobre  Pedro ser ou não a pedra, sobre a qual a igreja  e Jesus  seria edificada.  

                     Para solucionar este debate, basta lermos o que o próprio Pedro fala sobre o assunto. Ele ( Pedro), afirma clara e enfaticamente ser Jesus a Pedra fundamental da Igreja. Caso contrário, a Igreja estaria fundamentada na natureza pecaminosa de um homem e não na natureza perfeita de Jesus.

                     A Igreja  de Jesus  está fundamentada no fato Dele ser o Cristo, isto é, o Messias, o Ungido, o cumprimento das profecias, o enviado de Deus, o Salvador, e não no homem pecador.

                     A igreja é corpo de Jesus, noiva de Jesus, enfim, a Igreja está ligada a Jesus que é a Pedra Viva e Fundamental, escolhida por  Deus e não pelos homens e  Pedro teve seus olhos abertos pelo Espírito Santo para esta verdade.

                     Caso deseje aprofundar o tema pesquise sobre a exegese correta de Mateus 16: 16 -18 e verá que nosso irmão  Pedro é chamado por Jesus de fragmento de pedra, e não de rocha, como alguns tentam afirmar.

                     Leia com atenção o texto  bíblico de hoje e veja como ele explica claramente Mateus 16:16-18. Nele (2 Pe 2) você verá o que próprio Pedro compreendeu do seu diálogo com Jesus. Afinal, ninguém melhor do que os envolvidos em uma conversa para afirmarem o que de fato foi dito. 

                    Por isso cremos que  "a Bíblia explica a própria Bíblia" e Jesus ser a "PEDRA VIVA REJEITADA PELOS HOMENS,PORÉM  ELEITA  POR  DEUS". 



18 de nov. de 2020

1 Pedro 1. Tema: Para que somos provados?

                    As vezes não entendemos muitas situações difíceis  na nossa vida e diante delas ficamos nos questionando as razões das mesmas existirem, já que somos homens e mulheres de Deus.

                    O apóstolo Pedro nos ajuda a entender algumas das razões das provações, revelando que as mesmas são purificadoras, reveladoras e aperfeiçoadoras: 

                    Purificadoras por nos levarem a intensificar nossa busca por Deus (oração, jejum, leitura, auxílio e convívio com a igreja). 

                    Reveladoras, pois só conhecemos o sabor da fruta quando a mesma é espremida. Isto é, sob pressão vem a tona crenças,  sentimentos, valores, que estão ocultos, alguns dos quais até nós mesmos desconhecemos. 

                     Aperfeiçoadoras por nos libertarem das mazelas da nossa alma e nos treinarem para enfrentar as adversidades com maior maturidade e destreza, possibilitando maiores e mais profundas vitórias. 

                    Assim sendo,  não estranhemos o fogo destinado a provar-nos, pois se formos aprovados, teremos um brilho diferente, pois o Senhor brilhará em nossas faces.



17 de nov. de 2020

Tiago 5. Tema: Ajude os desviados voltar.

                      O desvio da verdade  é  uma possibilidade e precisamos estar atentos, tanto em relação a nós, quanto em relação aos irmãos. A natureza pecaminosa, os ensinamentos distorcidos, as más  influências, as ações diabólicas,  podem colocar em riscos a vida com Deus e nossa forma de viver e morrer.

                      Diante destas possibilidades, termos alguém que nos ajude e sermos alguém que  ajude, será de grande valia. Por isso, saiba oferecer  e  receber ajuda. Não se isole, nem se ache sábio e forte, a ponto de não aceitar conselhos, exortações, correções e disciplina, pois tais práticas além de manifestarem  amor,  podem ajudar a não nos perdermos na peregrinação em  direção a cidade celestial. 

                     Não seja indiferente e nem inoperante, caso perceba que alguém está se desviando da fé, pois os danos podem ser eternos. Deus nos fez corpo, para que possamos oferecer e receber ajuda. Contudo, não force a barra, pois o livre arbítrio é um direito de todos, assim como as consequências do seu bom ou mal uso. 

                      Esteja atento, pois as estratégias do diabo para nos desviar sempre são as mesmas: 

                      1- Coloca dúvida em nossas mentes; 

                      2- Nos  afasta de quem verdadeiramente pode nos ajudar; 

                      3- Traz pra perto pessoas do mal, disfarçadas de amigas; 

                      4- Contamina nossa fé; 

                      5- Nos faz achar autossuficientes e sábios aos nossos próprios olhos; 

                      6- Nos isola;

                      7- Nos abate. 

                       

                      Esteja atento, pois basta um pequeno desvio para lhe conduzir a um grande abismo. 





16 de nov. de 2020

Tiago 4. Tema: Politicamente correto, espiritualmente incorreto.

                      Em um mundo onde o "politicamente correto" é tido como uma filosofia a ser adotada e defendida, muitos são os cristãos que tentam pensar e agir assim em relação a Deus e ao seu Reino, mas faz-se necessário sabermos que, esta tentativa já está fadada ao fracasso.

                     A ideia de  estar bem com Deus e com o diabo é uma estratégia pecaminosa e condenatória. Não é correto, e nem possível,  ser  e não ser. Deus e o diabo são opostos entre si, consequentemente  o  reino de Deus e o sistema do mundo também o são.

                     Ou agradamos a Deus, ou agradamos ao diabo. Ou  agradamos a Deus ou agradamos a nós mesmos. Ou  agradamos a Deus ou ao sistema pecaminoso. Se você pensa que está conseguindo conciliar propostas tão opostas, saiba que, esta sendo enganado ou se auto enganando.

                     Lembre-se:

                     "Ninguém pode agradar a Deus e ao mundo".  "Não é possível servir a dois senhores ".  "Ou você ajunta ou espalha". "Ou é por Deus ou é contra Deus". "Ou é quente ou frio". "Ou é fiel ou é infiel ". "Ou é ou não é". "Ou está a favor, ou está contra". Ou é  amigo ou é  inimigo". "Ou vai pro céu ou  pro inferno". 

                     Deus e o mundo (sistema pecaminoso), são opostos entre si. Tentar conciliar é perda de tempo, é falácia, é perdição histórica e eterna. Fica o alerta!!



15 de nov. de 2020

Tiago 3. Tema: Você é sábio? Que tipo de sabedoria você tem?

                   A sabedoria é uma virtude admirada pelos homens. Em busca dela, pessoas dedicam suas existências, a ela contemplam, e dela colhem frutos.  

                   Existem muitos tipos de sabedoria, a popular, a acadêmica, a filosófica, a relacional, mas também, existem a sabedoria divina, celestial e santa e a pecaminosa, mundana e satânica. Qual delas você tem? 

                  Nem toda sabedoria é boa, benéfica e beneficente, geradora e promotora da glorificação a Deus, edificação de pessoas e salvação de vidas. Existe a sabedoria  pecaminosa, mundana  e demoníaca, esta é  destruidora   da  paz, dos relacionamentos e  projetos, capaz de gerar sofrimento, destruição e morte. 

                  Como saber qual tipo de sabedoria você tem? Basta observar os frutos que ela produziu e o sabor que ficou em seu paladar. Não há como fugir dos resultados !! Olhe pra trás e veja o rastro que ficou e verá quando usou a sabedoria  divina, santa e geradora de vida e quando usou a sabedoria pecaminosa, mundana e demoníaca.  Afinal, pelos frutos se conhece a árvore!!  

                   Examine-se e em seguida  escolha qual árvore manter e qual árvore derrubar, antes que seja tarde. Lembre-se, você e os seus, serão os primeiros a saborear os frutos da árvore da sabedoria que preservar.

Quer sabedoria divina? Leia e aplique os ensinamentos do livro dos Provérbios, lembrando sempre que "O TEMOR DO SENHOR É O PRINCÍPIO DA SABEDORIA" ( Pv  1: 7)





14 de nov. de 2020

Tiago 2. Tema: Fé satânica.

                  Nossa manifestação de fé precisa ir muito além da mera crença na existência de Deus e no uso de palavras clichês, que gerem um discursos politicamente correto. Não basta dizermos que cremos que Deus existe, que temos uma religião, que estamos filiados a um grupo religioso. Nossa fé precisa ser geradora de vida e transformação tanto em nós quanto atravé de nós. 

                  A crença na existência de Deus que não nos leva às  ações recomendadas por Ele  é denominada "fé de demônios",  afinal estes seres caídos e depravados reconhecem a  existência de Deus,  mas  não procedem segundo os padrões divinos, por serem espíritos desobedientes e apartados da verdade. 

                  A semelhança dos demônios estão aqueles que reconhecem a existência de Deus, mas que não tem ações correspondentes aquilo que é Sua vontade.

                  Observe sua vida!! Você busca viver de forma semelhante a de Jesus e daqueles que o serviram no passado e no presente, ou apenas tem uma retórica,  um discurso, um repertório repleto de palavras de fé? 

                   As palavras que dizemos são importantes, mas precisam ser respaldadas por nossas ações e reações, caso contrário estamos caminhando pra perdição.     

                   Lembre-se: " Até os demônios creem que Deus existe", mas só os verdadeiros Cristãos procuram viver de maneira agradável a Ele.



13 de nov. de 2020

Tiago 1. Tema: O perigo do autoengano

                 Ser enganado é uma sensação terrível e causadora de revolta e prejuízos. Contudo, existe um tipo de engano que é o pior de todos, o AUTOENGANO.

                O autoengano é uma postura que adotamos tentando nos convencer de que algo errado é certo, algo ruim é bom, algo danoso é benéfico.

                Infelizmente,  muitas vezes nos autossabotamos e nos levamos a situações danosas e até desastrosas.

                Tiago nos alerta sobre três práticas de autoengano que devemos evitar:

  •  Ignorando a fonte das bênçãos em nossas vidas (1:16-18);
  •  Conhecendo e não vivendo (1:22-24);
  •  Sendo religioso, sem deixar de ser danoso (1:26-27)

                 Você tem se auto enganado achando que a fonte de suas bênçãos e virtudes é você mesmo ou alguma criatura, ou criação de Deus? Você tem se auto enganado sendo um conhecedor da Bíblia sem praticá-la? Você tem se auto enganado sendo um religioso, porém fazendo mal as pessoas através de seus atos e palavras?

                Não se auto engane, pois sua decepção no dia do juízo será ainda maior.

  • “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.” (Mt 7:21-23 RA)
  • “Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mt 25:31-40 RA)

 


 

 

12 de nov. de 2020

Hebreus 13. Tema: Aperfeiçoados em fazer o bem.

                      A prática de boas obras é uma caraterística, uma evidência, um resultado, uma explicitação da nossa fé em Deus e de Seu agir em nós. Assim sendo, as obras  são como arautos da nossa fé, anunciando o que de fato cremos .

                      As obras são a voz, a audição, os gestos, o caminhar, os braços e os abraços  que revelam o que de fato cremos. Elas trazem à tona o que está mais profundamente enraizado em nosso coração, tanto como motivação, quanto como intenção.

                      Infelizmente o termo obras, tem sido compreendido e aplicado de forma reducionista a esmolas, ofertas,  ajudas materiais e serviços disponibilizados,  mas  são muito mais do que isto. Obras são ações, reações, motivações, intenções e realizações cotidianas e não apenas a eventos e momentos, embora estes sejam importantes.

                      Obras são trabalhos, atividades, posturas  e comportamentos,  que externam nossas crenças e valores. Por exemplo: Alguém pode dar uma esmola com vaidade no coração. Para os homens a obra seria a esmola, para Deus a atitude do coração também seria vista como tal. Haveria uma aprovação pelo ato e uma desaprovação pelo fato.

                      Por isso, a Palavra de Deus nos orienta a buscarmos um “aperfeiçoamento em todo bem”, pois assim  faremos  o certo com motivações certas, isto é, por  amor a Deus e ao próximo, sem querermos tirar benefícios psicológicos, espirituais, emocionais e sociais, de tais atos.

                    Busquemos em Deus aperfeiçoamento para realizarmos boas obras que glorifiquem a Ele, edifique a igreja e evangelizem  pessoas, assim  os impactos serão históricos e eternos. Aperfeiçoe-se em fazer bem o bem.



11 de nov. de 2020

Hebreus 12. Tema: Do cansaço ao desmaio.

                 O trabalho, as lutas, os esforços, minam nosso vigor e consomem nossa energia psíquica, física e espiritual. Se não tivermos cuidado, podemos ser engolidos pelo “buraco negro” da ausência, ou dos poucos resultados.

                 Por vezes o cansaço nos remete a um desânimo e alguns chegam a desmaiar, devido ao esgotamento de suas forças.

                 Neste momento de fragilidade somos atacados por demônios e por pessoas, tentando nos convencer de que não valeu a pena. Além destes argumentos exteriores, surgem aqueles originados em nossos próprios pensamentos, que talvez sejam os piores e mais fortes em seus efeitos.

                 Para enfrentar estes momentos tão comprometedores é importantíssimo termos ao nosso lado pessoas de Deus que nos exortem a descansar para retomar a caminhada e estas exortações precisam sempre ser baseada na Palavra do Senhor que nos diz:
  • “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mt 11:28 RA)
  • “E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.” (2Ts 3:13 RA)
  • “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.” (Gl 6:9 RA)
  • “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” (Is 40:28-31 RA)
  • “Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão.” (2 Jo 1:8)
  • “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” (1Co 15:58 RA)
  • “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” (Fp 1:6 RA)
  • “Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério. Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.” (2Tm 4:5-8 RA)
               Que o Senhor nos use, e use nossos irmãos, com língua de erudito, para que uma boa palavra revigore nossas forças e assim continuemos nossa jornada de fé, até recebermos a coroa da vida.

“O SENHOR Deus me deu língua de eruditos, para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado. Ele me desperta todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos.” (Is 50:4 RA)



10 de nov. de 2020

Hebreus 11. Tema: Deus recompensa os que confiam Nele.

                     A fé em Deus não é um sentimento, nem uma emoção. A fé é uma convicção geradora de certezas quanto a Deus e Seus princípios, propósitos e promessas.

                    Quando a fé, que é um dom de Deus, é gerada em nossos corações ao ouvirmos Sua Palavra. Através da fé,  o invisível se torna visível, o impossível se torna possível, o inexistente passa a existir, mudando realidades até então inalcançadas e inatingíveis.

                     A fé nos remete a Deus e a uma profunda confiança Nele, gerando a convicção de que, se Ele prometeu vai acontecer. Esta certeza é geradora de paz, esperança, expectativas  e  resultados, pois o Senhor se agrada daqueles que Nele confiam.

                    A fé gera um  impacto tão grande que até depois de morrermos, o que aconteceu conosco é publicado e estimula outros a também crerem no Senhor.

                    Não existe fé poderosa, existe fé no Poderoso. Creia no Senhor, na Sua Palavra, e experimente o que olhos não viram, ouvidos não ouviram e jamais penetrou em seu coração, pois Ele faz infinitamente mais, do que tudo que pedimos ou pensamos, através do Seu poder que opera em nós, através de nós, nos outros e através dos outros. Tenha fé em Deus!!

  • “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” (Rm 10:17 RA)
  • “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” (Hb 11:1 RA)
  •  “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Hb 11:6 RA)
  • “Mas Jesus, ouvindo isto, lhe disse: Não temas, crê somente, e ela será salva.” (Lc 8:50 RA)



 

 

9 de nov. de 2020

Hebreus 10. Tema: O Último, Único e Perfeito Sacrifício.

          Na Antiga Aliança (Velho Testamento), diariamente os sacerdotes se apresentavam a Deus para oferecer sacrifícios pelos pecados  do povo. Estes sacrifícios nunca foram capazes de remover e nem resolver as questões e implicações do pecado, porém, eram sombras  do que aconteceria no futuro e  expressavam a fé no que se consumaria  na Cruz do Calvário em Jesus.

          Mas um dia, o que era sombra se tornou imagem perfeita, O Cordeiro de Deus (Jo 1:29,36) foi morto no último altar, a cruz,  pagando de uma vez por todas pelos pecados dos homens, consumando a obra da redenção.

          A partir de então, novos sacrifícios não precisariam ser feitos, pois o que era necessário, isto é, a imagem perfeita, a concretização das promessas, havia acontecido. “ O justo pelos injustos” (1 Pe 3:18). Tudo feito como deveria de maneira ampla, profunda e completa.

          Agora os que pela fé creem na morte substitutiva de Jesus, recebem os benefícios de tão grandioso ato e são salvos, por terem seus pecados realmente perdoados. Diante de tamanha manifestação de amor, poder, graça, misericórdia, eficiência e eficácia, “como escaparemos nós se negligenciarmos tão grande salvação?” (Hb 2:1-3). 

  • “Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.” (Hb 10:10 RA)
  • “Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus,” (Hb 10:12 RA)
  • “Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.” (Hb 10:14 RA)
  • “Ora, onde há remissão destes, já não há oferta pelo pecado.” (Hb 10:18 RA)
  • “Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede!” (Jo 19:28 RA) 
  • “Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.” (Jo 19:30 RA) 
  • “Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito,” (1Pe 3:18 RA)

 


 

 

 

8 de nov. de 2020

Hebreus 9. Tema: A morte do testador e a vida dos herdeiros.

                A morte de Jesus na Cruz do Calvário tem inúmeras aplicações  e enormes realizações. Uma delas é que, sem a morte do testador, o testamento não pode ser lido e os beneficiados não podem tomar posse do que lhes foi destinado.

                Assim sendo, quando Jesus morreu na Cruz do Calvário, também legitimou a abertura do Testamento da Nova Aliança de Deus com os homens.

                Sem a morte do testador, não podem os herdeiros tomar posse. Sem a morte de Jesus, não poderíamos nós tomar posse da vida eterna e seus benefícios.

                O projeto nunca foi uma religião!! O projeto é muito maior!! É um Reino e sua herança!! Aleluia!!!

                De uma única vez, através de um único sacrifício, a Nova Aliança foi ratificada nos céus. Agora é  tomar posse da vida eterna ( 1 Tm 6:12) e da eternidade da vida (Lc 18:29,30).

                Assim podemos ter certeza de perdão de pecados (Hb 9:14). Certeza de vida eterna (Jo 6: 47). Pois o que era pra ter sido feito já foi feito (Jo 19:28,30). Agora é crer e viver!!

                · “Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado.” (Hb 9:26 RA)

               · “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.” (Hb 9:27-28 RA)

Leia a Bíblia! Creia na Bíblia! Viva a Bíblia!



 

7 de nov. de 2020

Hebreus 8. Tema: Agora Você é a Arca.

              Toda Aliança tem um testamento e nele estão escritos os termos do pacto com suas responsabilidades e privilégios, deveres e os direitos.

              A Antiga Aliança (antes de Jesus) tinha o seu testamento e este foi escrito em tábuas de pedra que tiveram sua primeira versão quebrada por Moisés,e que por ele tiveram que ser refeitas, para que o Senhor nelas reescrevesse suas diretrizes ( Ex 32 e 34).

              Estas tábuas eram carregadas dentro de um objeto chamado Arca da Aliança e era um dos objetos do tabernáculo, representando a vontade de Deus para Seu povo.

  • “Assim, fiz uma arca de madeira de acácia, lavrei duas tábuas de pedra, como as primeiras, e subi ao monte com as duas tábuas na mão. Então, escreveu o SENHOR nas tábuas, segundo a primeira escritura, os dez mandamentos que ele vos falara no dia da congregação, no monte, no meio do fogo; e o SENHOR mas deu a mim. Virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que eu fizera; e ali estão, como o SENHOR me ordenou.” (Dt 10:3-5 RA)

               A Primeira (Antiga) Aliança teve sua glória, porém desvaneceu por ter sido escrita em pedras (2 Co 3:7-8). A Segunda (Nova) Aliança é firmada com o sangue de Jesus e é gravada nos corações dos crentes e por onde vão, a levam consigo.

  • “Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” (Hb 8:10 RA)
  • “Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei,” (Hb 10:16 RA)

               Por isso, quando de fato temos um encontro com Cristo, somos feitos novas criaturas, tudo muda. Nosso prazer passa a ser o de estar na presença de Deus e viver pra glória de Deus (2 Cor 5:17). Afinal, passamos a ter uma Nova Vida e uma Nova aliança com o Deus Vivo e carregamos dentro de nós o Novo Testemunho.

  • “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2Co 5:17 RA)
  • “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.” (1Jo 3:9 RA)
  • “Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.” (1Co 11:25 RA)
  • “...Porque o reino de Deus está dentro de vós.” (Lc 17:21 b)

            Assim sendo, meu irmão, lembre-se que por onde for levará consigo a presença de Deus e o testemunho da Aliança que tem com Ele. Honre a Aliança, desfrute da aliança, Viva a Aliança.

                      No passado, a Arca,  com a palavra de Deus era trazida até você, agora, você é a Arca que leva a palavra de Deus até as pessoas. 

            No Antigo Testamento a Lei de Deus estava na Arca. Hoje, a Lei de Deus está dentro de você. Agora, você é a Arca!!




 

 

6 de nov. de 2020

Hebreus 7. Tema: Exclusiva Mediação de Jesus.

               Ao lermos as Escrituras, encontramos os profetas como representantes de Deus perante os homens, pois falavam o “Assim diz o Senhor” e os sacerdotes como representantes dos homens perante Deus, pois lhe traziam ofertas em nome das pessoas. Havia também a figura do Sumo sacerdote, que uma vez por ano, comparecia perante o Senhor no local chamado de Santo dos Santos, local mais interno do tabernáculo, para pedir perdão pelos pecados do povo, isto acontecia na Antiga Aliança (Antigo Testamento).

               A palavra de Deus nos apresenta Jesus como o perfeito Sumo Sacerdote da Nova Aliança (Novo Testamento). Aquele que nos apresenta e nos representa perante o Trono de Deus, para Interceder por nós, não com sangue de animais, mas com seu próprio sangue, e isto foi feito uma única e exclusiva vez, quando morreu na cruz do calvário. Por isso, o véu que impedia as pessoas de irem até o santo dos santos (local da presença de Deus), foi rasgado de cima prá baixo, e agora, através de Jesus podemos ir a presença de Deus ( Mt 27:21, Mc 15:38, Lc 23:45).

              Nós Cristãos, temos o único e suficiente intercessor, mediador, interlocutor, da Nova Aliança. Jesus Cristo é o nosso Sumo Sacerdote. Aleluia!!

  • “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,” (1Tm 2:5 RA)
  • “Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.” (Hb 8:6 RA)
  • “Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.” (Hb 9:15 RA)
  • “Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembleia e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados, e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel.” (Hb 12:22-24 RA)
  • “Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.” (Rm 8:34 RA)
  • Diante destas realidades espirituais estamos supridos, pois o próprio Jesus se apresenta a nosso favor perante o Pai:
  • “Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.” (Hb 4:14-16 RA)
  • “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” (Jo 15:16 RA)
  • “Naquele dia, nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome. Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.” (Jo 16:23-24 RA)
               Essa mediação de Cristo dá-se por muitos fatores, e dentre eles está o fato de ser Jesus 100 % homem, porém sem pecado. Nesta condição, nos entende plenamente e sabe o que padecemos, pois vivenciou tudo a nossa semelhança.

               Alegre-se!! Você tem quem se colocou a seu favor perante o Trono da Graça, Jesus, o Sumo Sacerdote. A obra está completa!!

              Não necessitamos de mais ninguém como mediador perante o Rei dos reis, Senhor dos senhores, Deus Eterno e Santo, pois lá está Aquele que é suficiente em tudo, Jesus, o único mediador entre Deus e os homens.