15 de fev. de 2025

Jeremias 42. Tema: Aparente humildade.

  •  “Então, chegaram todos os capitães dos exércitos, e Joanã, filho de Careá, e Jezanias, filho de Hosaías, e todo o povo, desde o menor até ao maior, e disseram a Jeremias, o profeta: Apresentamos-te a nossa humilde súplica, a fim de que rogues ao SENHOR, teu Deus, por nós e por este resto; porque, de muitos que éramos, só restamos uns poucos, como vês com os teus próprios olhos; a fim de que o SENHOR, teu Deus, nos mostre o caminho por onde havemos de andar e aquilo que havemos de fazer. Respondeu-lhes Jeremias, o profeta: Já vos ouvi; eis que orarei ao SENHOR, vosso Deus, segundo o vosso pedido. Tudo o que o SENHOR vos responder, eu vo-lo declararei; não vos ocultarei nada. Então, eles disseram a Jeremias: Seja o SENHOR testemunha verdadeira e fiel contra nós, se não fizermos segundo toda a palavra com que o SENHOR, teu Deus, te enviar a nós outros. Seja ela boa ou seja má, obedeceremos à voz do SENHOR, nosso Deus, a quem te enviamos, para que nos suceda bem ao obedecermos à voz do SENHOR, nosso Deus.” (Jr 42:1-6 RA)

           A maldade humana é impressionante e uma das maneiras mais perversas de manifestar-se é através da APARENTE humildade e quebrantamento espiritual. Existem pessoas que tem uma fala capaz de impressionar seus ouvintes, pois aparentam estar dispostas a seguir orientações, direcionamentos, correções, mas na verdade tem seus corações obstinados e empedernidos, para fazerem o que querem. Dizem querer conselhos, mas na verdade não os desejam de fato, adotam uma aparente humildade para ficarem bem na foto e só se revelam quando são contrariadas.

           Os capitães dos exércitos, Joanã, Jezanias, e todo o povo, desde o menor até ao maior, foram a Jeremias pedindo que buscasse a Deus em busca de um direcionamento, pois “queriam” fazer a vontade de Deus a todo custo, MAS ISSO NÃO ERA VERDADE.

Jeremias, durante 10 dias buscou a Deus e o Senhor enviou uma palavra totalmente fora do que os aparente humildes queriam ouvir e o resultado não foi outro, os que diziam querer ouvir e seguir se levantaram contra o profeta, caluniaram-no e acusaram-no de participar de um complô contra eles e foram para onde Deus lhe alertara que não fossem, o Egito.

  • “Tendo Jeremias acabado de falar a todo o povo todas as palavras do SENHOR, seu Deus, palavras todas com as quais o SENHOR, seu Deus, o enviara, então, falou Azarias, filho de Hosaías, e Joanã, filho de Careá, e todos os homens soberbos, dizendo a Jeremias: É mentira isso que dizes; o SENHOR, nosso Deus, não te enviou a dizer: Não entreis no Egito, para morar. Baruque, filho de Nerias, é que te incita contra nós, para nos entregar nas mãos dos caldeus, a fim de nos matarem ou nos exilarem na Babilônia. Não obedeceu, pois, Joanã, filho de Careá, e nenhum de todos os capitães dos exércitos, nem o povo todo à voz do SENHOR, para ficarem na terra de Judá. Antes, tomaram Joanã, filho de Careá, e todos os capitães dos exércitos a todo o resto de Judá que havia voltado dentre todas as nações para as quais haviam sido lançados, para morar na terra de Judá; tomaram aos homens, às mulheres e aos meninos, às filhas do rei e a todos que Nebuzaradã, o chefe da guarda, deixara com Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã; como também a Jeremias, o profeta, e a Baruque, filho de Nerias; e entraram na terra do Egito, porque não obedeceram à voz do SENHOR, e vieram até Tafnes.” (Jr 43:1-7 RA)

          Assim são muitos seres humanos!! Aparentemente humildades, quebrantados, dispostos a ouvir conselhos, mas quando ouvem o que não querem, manifestam-se, revelam-se, declaram-se,  e deixam vir à tona quem de fato são e querem.

          Não se iluda com narrativas, lágrimas, baixar de cabeça, tudo isso pode ser apenas uma estratégia perversa, capaz de iludir aos homens, porém explícita aos olhos de Deus. Nem todos que dizem querer lhe ouvir de fato o querem, apenas desejam usá-lo para respaldar o que já decidiram fazer e se não conseguirem seu aval se posicionam contra você e contra o Senhor que diziam estar dispostos a obedecer.

          Cuidado com a falsa humildade sua e de quem lhe rodeia!! Nem todo que diz querer, de fato quer. Nem todo que aparente humildade de fato é humilde. Nem todo que afirma estar disposto a seguir o direcionamento de Deus seguirá. Mas a verdade virá à tona, mais dia, menos dia e todos verão o que Deus já vê e saberão o que Deus já sabe, pois a mentirosa máscara de cera, derrete diante do intenso calor da verdade.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.