27 de fev. de 2025

Consequências do pecado

             Conforme temos estudado, o pecado é o maior de todos os males do universo, originando tudo que não presta no homem e nas suas relações com Deus, consigo e com as demais criaturas e criações. Sem o pecado éramos plenos em Deus e vivíamos harmonicamente, mas depois do pecado tudo está contaminado e segue de mal a pior. Vejamos algumas das consequências geradas pelo pecado, segundo a Palavra de Deus:

  1. Quebra do relacionamento com Deus: “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” (Is 59:2 RA)
  2. Morte espiritual: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Rm 5:12 RA)
  3. Conhecimento do bem e o mal: “Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente.” (Gn 3:22 RA)
  4. Culpa, medo e fuga de Deus: “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si. Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.” (Gn 3:6-8 RA)
  5.  Perda da glória de Deus: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,” (Rm 3:23 RA); “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,” (Rm 3:23 RC)
  6. A terra foi amaldiçoada: “E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.” (Gn 3:17 RA)
  7. Problemas interpessoais surgiram: “Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.” (Gn 3:12 RA)
  8. Problemas com a natureza passaram a existir: “Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida. Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Gn 3:14-15 RA)
  9. Perda do jardim: “Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente. O SENHOR Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado. E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.” (Gn 3:22-24 RA)
  10. Vulnerabilidade diante de demônios: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26:41 RA)
  11. Autogoverno e autossuficiência: “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.” (Ef 4:17-19 RA)
  12. Amor pelo mundo e pelo que nele há: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” (1Jo 2:15-17 RA)
  13. Condenação eterna: “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” (Ap 21:8 RA)

  

          Estas são algumas das consequências danosas do pecado na existência humana e de sua relação com o Criador e as demais criaturas e criações. Diante de tamanho problemas era necessário que algo ainda maior viesse a acontecer para que houvesse a mudança de quadro. Por isso, a partir da próxima lição estudaremos a obra redentora de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.