13 de fev. de 2025

Jeremias 40. Tema: Meu “amigo” é o TRAIDOR.

  •  “Joanã, filho de Careá, e todos os príncipes dos exércitos que estavam no campo vieram a Gedalias, a Mispa, e lhe disseram: Sabes tu que Baalis, rei dos filhos de Amom, enviou a Ismael, filho de Netanias, para tirar-te a vida? Mas Gedalias, filho de Aicão, não lhes deu crédito. Todavia, Joanã, filho de Careá, disse a Gedalias em segredo, em Mispa: Irei agora e matarei a Ismael, filho de Netanias, sem que ninguém o saiba; por que razão tiraria ele a tua vida, de maneira que todo o Judá que se tem congregado a ti fosse disperso, e viesse a perecer o resto de Judá? Mas disse Gedalias, filho de Aicão, a Joanã, filho de Careá: Não faças tal coisa, porque isso que falas contra Ismael é falso.” (Jr 40:13-16 RA)

          Ter amigos é uma bênção divina, contudo, nem todos que assim se intitulam de fato são. Algumas pessoas são verdadeiros lobos travestidos de ovelhas, demônios camuflados de anjos, inimigos disfarçados de amigos, por isso, precisamos estar atentos, pois o mal busca parecer com o bem e os maus apresentam-se como bons.

            Não pense que o bem que você faz um traidor mudará seu caráter, pois sua essência é má e mais dia, menos dia, mostrará suas garras, tentáculos e inoculará seu veneno. Eu nunca fui traído por um inimigo declarado, mas por aqueles que viviam camuflados.

            Traidores são atores de altíssimas habilidades, pois apresentam-se como verdadeiros amigos de quem querem destruir. Seus disfarces, presentes, favores, etc. são investimentos e visam deixar suas presas o mais próximo possível, a fim de que possa usar um punhal. Inimigos declarados usam lanças e flexas de longe, traidores usam punhais ao nos abraçarem e envenenam nossa comida e bebida, pois estão a mesa conosco.

             O risco de ser traído por alguém de perto é tão iminente que reis tinham copeiros para provarem o que beberiam ou comeriam. Hoje, as estratégias são outras, mas as realidades são as mesmas, traidores comem e bebem, ouvem e falam, sorriem e choram, procuram estar bem pertinho de quem desejam arruinar. São demônios travestidos de anjos.

             Trair é uma perversão de caráter e quem pratica tal ato deve ser removido de perto sem que tenha outra oportunidade, logo, não seja um traidor e também procure estar atento para não ser traído, pois “nem tudo que reluz é ouro”. Nem todos que se apresentam como amigos e parceiros de fato são, por isso vigie a si mesmo e a quem lhe rodeia, pois normalmente o traidor é quem se senta ao seu lado e come junto a você.

            Em contrapartida existem pessoas sinceras que nos alertarão contra os traidores, pois de alguma forma percebem, ou acessam informações confidenciais, que podem preservar nossa vida, pois isso devem ser ouvidos.

            Gedalias governador de Jerusalém seria traído por pessoas de sua confiança, as quais o matariam (Jeremias 41) e isso só aconteceu por não ter dados ouvidos a Joanã, que procurou alertá-lo, mas foi ignorado.

            Esteja atento!! Não seja ingênuo!! Traidores existem e estão mais próximos de você do que pensa. “Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar.” (Sl 41:9 RA)

 

 

“Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou traidor.” (Lc 6:16 RA)

“Todavia, a mão do traidor está comigo à mesa.” (Lc 22:21 RA)

“Pois ele sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: Nem todos estais limpos.” (Jo 13:11 RA)

“E Judas, o traidor, também conhecia aquele lugar, porque Jesus ali estivera muitas vezes com seus discípulos.” (Jo 18:2 RA)

“Ora, ali estava conchegado a Jesus um dos seus discípulos, aquele a quem ele amava; a esse fez Simão Pedro sinal, dizendo-lhe: Pergunta a quem ele se refere. Então, aquele discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: Senhor, quem é? Respondeu Jesus: É aquele a quem eu der o pedaço de pão molhado. Tomou, pois, um pedaço de pão e, tendo-o molhado, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. E, após o bocado, imediatamente, entrou nele Satanás. Então, disse Jesus: O que pretendes fazer, faze-o depressa.” (Jo 13:23-27 RA)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.