1 de fev. de 2025

Jeremias 29. Tema: Aproveitando o tempo, até a chegada do novo tempo.

  •  “Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados que eu deportei de Jerusalém para a Babilônia: Edificai casas e habitai nelas; plantai pomares e comei o seu fruto. Tomai esposas e gerai filhos e filhas, tomai esposas para vossos filhos e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; multiplicai-vos aí e não vos diminuais. Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz.” (Jr 29:4-7 RA)
  • “Assim diz o SENHOR: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar.” (Jr 29:10 RA)

          Todos nós temos expectativas, sonhos, projetos, etc. mas, enquanto estas novas realidades não chegam precisamos saber como proceder, para que não venhamos perder tempo e nem nos perder no tempo.

          Os hebreus que foram levados cativos para a Babilônia precisavam saber como proceder até que chegasse o tempo da nação ser trazida de volta, até mesmo porque alguns morreriam naquele país. Para direcioná-los, o Senhor mandou orientações através  de uma carta escrita por  Jeremias, para livrá-los dos falsos profetas que criariam expectativas falsas de retorno imediato, assim como orientá-los a dar seguimento á vida enquanto o novo tempo não chegasse.

           Durante os próximos 70 anos a serem vividos na Babilônia, os hebreus deveriam edificar casas e habitar nelas; plantar pomares e comer do seu fruto. Tomar esposas e gerar filhos e filhas, tomar esposas para os filhos e maridos para suas filhas, para que tivessem netos; multiplicarem-se e também procurarem a prosperidade para o lugar aonde estariam morando pelas próximas décadas. Agindo assim, viveriam de forma relevante até que este período do cativeiro terminasse e o tempo de restauração chegasse.” (Jr 29:4-7 RA)

            Enquanto estava na cadeia José aprendeu a administrar a escassez. Enquanto estava nos calabouços das prisões romanas, Paulo evangelizou presos e soldados, escreveu cartas, aproveitou o momento para buscar a Deus, etc.

            Como você está aproveitando o tempo entre a realidade e o sonho? Entre o hoje e o amanhã está procedendo de maneira sábia? Entre a promessa e seu cumprimento como tem agido? Procure compreender que sabendo aproveitar, sua vida irá melhorar. Busque viver de maneira relevante, orando, se consagrando, estudando, se aperfeiçoando, economizando, treinando, trabalhando, etc.  mas, também, desfrutando do que é e tem, enquanto espera o que será e terá. 

            Transforme o tempo de “cativeiro” em um momento de graça, crescimento, desenvolvimento e preparação e não de desgraça, sofrimento e depressão para sua vida arruinar. Use o limão para fazer  uma limonada bem geladinha que aliviará o calor e pressões da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.