Introdução: Vivemos em uma época muito conturbada, onde as doenças psicológicas crescem em escala geométrica, isto é, se multiplicam. Mas, graças a Deus a Palavra de Deus tem como nos orientar, afinal, não há nada de novo debaixo do céu.
Aprendi que:
·
Depressão está relacionada ao passado
·
Estresse está ligado ao presente
·
Ansiedade os inquieta em relação ao futuro
Hoje quero meditar sobre a ANSIEDADE.
Segundo a Wikipedia, “A ansiedade é
uma emoção caracterizada
por um estado desagradável de agitação interior, muitas vezes acompanhada de
comportamento nervoso, como o de se embalar de trás para a frente.[2] É
o sentimento desagradável de terror por eventos antecipados, tal como a
sensação de morte iminente.[3] Ansiedade
é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por
tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido
ou estranho.[4][5][6] O
medo é uma resposta a uma ameaça real ou percebida,[7] enquanto
a ansiedade é a expectativa de uma futura ameaça. A ansiedade é um sentimento
de inquietação e preocupação, geralmente generalizado e sem foco, como uma
reação exagerada a uma situação que é apenas subjetivamente vista como
ameaçadora.[8] É
muitas vezes acompanhada por tensão muscular, inquietação, fadiga e
problemas de concentração. A ansiedade pode ser apropriada, mas quando
experimentada regularmente, o indivíduo pode sofrer de transtorno de ansiedade.
Como não sou
profissional da área, não irei tratar dos aspectos científicos do tema, mas focarei
nas falas bíblicas sobre o assunto, pois com certeza, em Deus, encontramos
soluções também para este mal.
- O que a bíblia afirma que a ansiedade gera:
- Abatimento, perda de forças, desmotivação: “A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.” (Pv 12:25 RA)
2 2. Personagens bíblicos que assumiram estar ansiosos:
- Irmãos de José: “Então, disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados, no tocante a nosso irmão, pois lhe vimos a angústia da alma, quando nos rogava, e não lhe acudimos; por isso, nos vem esta ansiedade.” (Gn 42:21 RA)
- Ana, mãe do profeta Samuel: “Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora.” (1Sm 1:16 RA)
- Davi: “Na tua presença, Senhor, estão os meus desejos todos, e a minha ansiedade não te é oculta.” (Sl 38:9 RA)
- Paulo: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, de conformidade com a promessa da vida que está em Cristo Jesus, ao amado filho Timóteo, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor. Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia. Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.” (2Tm 1:1-5 RA)
- “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? {ao curso da sua vida; ou à estatura } E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.” (Mt 6:25-28 RA)
- “A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes. Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves! Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? {ao curso da sua vida; ou à sua estatura } Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras? Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé! Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.” (Lc 12:22-31 RA)
4. Como lidar com a ansiedade: Existem posturas que adotadas podem nos ajudar a vencer a ansiedade e outros males da alma.
- Fé em Deus: “Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.” (Mc 11:22-24 RA)
- Trazendo a memória o que pode dar esperança: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio.” (Lm 3:21-26 RA)
- Ocupando a mente do que é virtuoso: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Fp 4:8 RA)
- Orando por confiança em Deus: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.” (Tg 1:5-6 RA)
- Confiando nas promessas de Deus: “Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio.” (Sl 62:8 RA)
- Firmando-se no agir de Deus: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” (Fp 1:6 RA)
- Lançando sobre Jesus, toda nossa ansiedade: “Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1Pe 5:5-7 RA
Conclusão: Embora existam muitas origens para nossa
ansiedade, temos em Deus e na sua palavra princípios e promessas que nos
ajudarão a lutar e vencer a ansiedade, pois o Senhor está conosco também nesses
contextos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.