- “No quarto ano de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, veio esta palavra do SENHOR a Jeremias, dizendo: Toma um rolo, um livro, e escreve nele todas as palavras que te falei contra Israel, contra Judá e contra todas as nações, desde o dia em que te falei, desde os dias de Josias até hoje. Talvez ouçam os da casa de Judá todo o mal que eu intento fazer-lhes e venham a converter-se cada um do seu mau caminho, e eu lhes perdoe a iniquidade e o pecado. Então, Jeremias chamou a Baruque, filho de Nerias; escreveu Baruque no rolo, segundo o que ditou Jeremias, todas as palavras que a este o SENHOR havia revelado.” (Jr 36:1-4 RA)
O projeto de Deus para Seu povo é
que possa andar em obediência e santidade, para que seja abençoado. Quando há
desobediência, o Senhor insiste em dar novas chances, enviando mensagens de
diversas formas, na expectativa que mudemos enquanto há tempo. Assim foi em
relação ao rei Jeoaquim. O profeta Jeremias foi orientado a providenciar um
rolo com todas as palavras que já haviam sido ditas ao rei, a Jerusalém e Judá,
mas ao invés de se quebrantar, Jeoaquim lançou os escritos proféticos no fogo.
- “O rei estava assentado na casa de inverno, pelo nono mês, e diante dele estava um braseiro aceso. Tendo Jeudi lido três ou quatro folhas do livro, cortou-o o rei com um canivete de escrivão e o lançou no fogo que havia no braseiro, e, assim, todo o rolo se consumiu no fogo que estava no braseiro. Não se atemorizaram, não rasgaram as vestes, nem o rei nem nenhum dos seus servos que ouviram todas aquelas palavras.” (Jr 36:22-24 RA)
A reação de Jeoaquim não foi
inteligente, pois desprezou a graça de Deus e provocou a Sua ira, gerando um
castigo severo, pois de Deus não se zomba. “E nós, na qualidade de cooperadores
com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus” (2Co
6:1 RA)
- “E a Jeoaquim, rei de Judá, dirás: Assim diz o SENHOR: Tu queimaste aquele rolo, dizendo: Por que escreveste nele que certamente viria o rei da Babilônia, e destruiria esta terra, e acabaria com homens e animais dela? Portanto, assim diz o SENHOR, acerca de Jeoaquim, rei de Judá: Ele não terá quem se assente no trono de Davi, e o seu cadáver será largado ao calor do dia e à geada da noite. Castigá-lo-ei, e à sua descendência, e aos seus servos por causa da iniqüidade deles; sobre ele, sobre os moradores de Jerusalém e sobre os homens de Judá farei cair todo o mal que tenho falado contra eles, e não ouviram.” (Jr 36:29-31 RA)
Tenha cuidado com a maneira que
reage as novas oportunidades que Deus tem lhe dado!! Aproveite-as, pois, quando
a “medida da iniquidade” se completa, o juízo vem de forma avassaladora, pois
um abismo chama outro abismo e o desprezo à Palavra de Deus gera juízo.
- “Um abismo chama outro abismo, ao fragor das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim.” (Sl 42:7 RA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.