8 de fev. de 2025

Jeremias 35. Tema: Coríntios X Corinthianos.

  •  “Então, veio a palavra do SENHOR a Jeremias, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Vai e dize aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém: Acaso, nunca aceitareis a minha advertência para obedecerdes às minhas palavras?  — diz o SENHOR. As palavras de Jonadabe, filho de Recabe, que ordenou a seus filhos não bebessem vinho, foram guardadas; pois, até ao dia de hoje, não beberam; antes, obedecem às ordens de seu pai; a mim, porém, que, começando de madrugada, vos tenho falado, não me obedecestes. Começando de madrugada, vos tenho enviado todos os meus servos, dizendo: Convertei-vos agora, cada um do seu mau caminho, fazei boas as vossas ações e não sigais a outros deuses para servi-los; assim ficareis na terra que vos dei a vós outros e a vossos pais; mas não me inclinastes os ouvidos, nem me obedecestes a mim. Visto que os filhos de Jonadabe, filho de Recabe, guardaram o mandamento de seu pai, que ele lhes ordenara, mas este povo não me obedeceu, por isso, assim diz o SENHOR, o Deus dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei sobre Judá e sobre todos os moradores de Jerusalém todo o mal que falei contra eles; pois lhes tenho falado, e não me obedeceram, clamei a eles, e não responderam. À casa dos recabitas disse Jeremias: Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Pois que obedecestes ao mandamento de Jonadabe, vosso pai, e guardastes todos os seus preceitos, e tudo fizestes segundo vos ordenou, por isso, assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Nunca faltará homem a Jonadabe, filho de Recabe, que esteja na minha presença.” (Jr 35:12-19 RA)

 

          A história dos recabitas é impressionante, visto que Deus os usa para mostrar ao profeta Jeremias a fidelidade desta família em relação as orientações do seu patriarca, enquanto os hebreus eram infiéis em relação as orientações de Deus.

          Ao lermos a Bíblia  e observarmos a vida, encontramos muitos exemplos semelhantes que servem para nos ensinar como algumas pessoas são fiéis aos projetos humanos, enquanto nós, somos infiéis ao projeto do Reino de Deus.

          Quando lemos as cartas de Paulo aos coríntios ( membros da igreja cristã em Corinto) e observamos a postura dos torcedores do Corinthians (time brasileiro) percebemos as diferenças extremas. Enquanto os crentes de Corinto eram infiéis a Deus, desobedientes aos princípios divinos, irresponsáveis em relação aos compromissos assumidos, os torcedores do Corinthians apresentam uma dedicação extrema e uma fidelidade inquestionável. Você já viu algum corinthiano se tornar palmeirense? Contudo, já viu algum cristão deixar a igreja (projeto divino) para ser fiel ao mundo (projetos humanos)? Eu já!!

          Enquanto os recabitas e  corinthianos são fiéis aos projetos, crenças, costumes humanos e transitórios, muitos cristãos são infiéis em relação a Deus e aos projetos, crenças, costumes orientados pelo Espírito Santo. Assim, vemos que os CORÍNTOS teriam muito a aprender com os CORINTHIANOS.

          Você é fiel a Deus? Sua prioridade é o Reino de Deus? Os princípios e  tradições bíblicas, pautam suas decisões e escolhas? Se não, aprenda com os recabitas, assim como com coríntios, precisariam aprender com os corinthianos e seja fiel Aquele que nunca foi e nem será infiel a você.

  • “Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele; se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.” (2Tm 2:11-13 RA)
  • “Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo.” (Hb 2:17 RA)
  • “João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados,” (Ap 1:4-5 RA)
  • “Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” (Ap 2:10 RA)
  • “Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.” (Ap 2:13 RA)
  • “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:” (Ap 3:14 RA)
  • “Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça.” (Ap 19:11 RA)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.