23 de fev. de 2025

Jeremias 50. Tema: Períodos começam e terminam.

  •  “Palavra que falou o SENHOR contra a Babilônia e contra a terra dos caldeus, por intermédio de Jeremias, o profeta. Anunciai entre as nações; fazei ouvir e arvorai estandarte; proclamai, não encubrais; dizei: Tomada é a Babilônia, Bel está confundido, e abatido, Merodaque; cobertas de vergonha estão as suas imagens, e seus ídolos tremem de terror. Porque do Norte subiu contra ela uma nação que tornará deserta a sua terra, e não haverá quem nela habite; tanto os homens como os animais fugiram e se foram.” (Jr 50:1-3 RA)

            Durante um longo período o império Babilônico governou o mundo antigo, porém chegou a hora de ser substituído pelo Império Persa. Essa dinâmica da história deve nos ensinar muitas verdades, dentre elas que tudo tem começo e fim, inclusive nossas vidas aqui na terra.

            Não podemos ignorar que temos “um tempo de validade”  e quando chegar a hora seremos substituídos novas lideranças surgirão, pois o Senhor é quem estabelece reis e destitui reis. Assim sendo, devemos procurar fazer o melhor possível, para que sejamos considerados fieis por Aquele que nos posicionou a frente de famílias, igrejas, empresas, cidades, estados, países, etc.

            O único governo que não tem fim é o governo do Senhor, por isso, a Ele devemos estar apegados e gratos, pois nos concede o privilégio de sermos Seus cooperadores e desfrutarmos dos benefícios do Seu reino.

  • “Faço um decreto pelo qual, em todo o domínio do meu reino, os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel, porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre; o seu reino não será destruído, e o seu domínio não terá fim.” (Dn 6:26 RA)

            Peça a Deus para discernir os tempos e as épocas, para que possa perceber quando é o hora de começar e de terminar, avançar e parar, ficar ou ir embora, porém tenha muito cuidado, pois “uma posse antecipada não terá um bom fim”, mas também uma entrega retardada nos fará ser arrancados.

            Não queira perpetuar o que é passageiro, nem tão pouco abreviar o que deve continuar, pois entradas, permanências e saídas fora do tempo e comando divinos causarão muito males a todos. Não deixe que a pressa excessiva e nem a morosidade lhe impeçam de atender os comandos de Deus. “Quem guarda o mandamento não experimenta nenhum mal; e o coração do sábio conhece o tempo e o modo.” (Ec 8:5 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.