23 de fev. de 2025

Jeremias 51. Tema: Fuja da Babilônia, mas também retire-a de você.

  •  “Fugi do meio da Babilônia, e cada um salve a sua vida; não pereçais na sua maldade; porque é tempo da vingança do SENHOR: ele lhe dará a sua paga.” (Jr 51:6 RA)

           Enquanto anunciava o juízo divino sobre a Babilônia, através de Jeremias o Senhor orienta que as pessoas fujam dela e salvem suas vidas, pois o que estava para acontecer seria catastrófico.

           No Antigo Testamento a Babilônia era um império político, no Novo Testamento representa um sistema religioso corrompido, capaz de desvirtuar a fé e provocar a ira divina.

           Em ambos os contextos a orientação divina é a mesma: “Saia dela”:

  • “Depois destas coisas, vi descer do céu outro anjo, que tinha grande autoridade, e a terra se iluminou com a sua glória. Então, exclamou com potente voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, covil de toda espécie de espírito imundo e esconderijo de todo gênero de ave imunda e detestável, pois todas as nações têm bebido do vinho do furor da sua prostituição. Com ela se prostituíram os reis da terra. Também os mercadores da terra se enriqueceram à custa da sua luxúria. Ouvi outra voz do céu, dizendo: Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos; porque os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou dos atos iníquos que ela praticou.” (Ap 18:1-5 RA)
  • “Fugi do meio da Babilônia, e cada um salve a sua vida; não pereçais na sua maldade; porque é tempo da vingança do SENHOR: ele lhe dará a sua paga.” (Jr 51:6 RA)

          Embora sejamos seres religiosos que buscam um estreitamento do relacionamento com Deus, precisamos ter cuidado com o a religiosidade, pois é fria, mórbida e separada dos princípios inerrantes das Escrituras Sagradas. Caso não estejamos em alerta, corremos o risco de termos aparência de vida ao invés de vida verdadeira.

          Não deixe que a religiosidade lhe cegue, lhe afaste de uma visão espiritual saudável e proporcionadora de intimidade com Deus. Peça ao Espírito Santo discernimento e preserve sua intimidade efervescente com Deus. Saia da Babilônia, mas também retire-a de você, caso contrário, será mais um daqueles que tem fama que vive, mas estará morto.

  • “Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto. Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti.” (Ap 3:1-3 RA)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.