16 de mai. de 2022

Apocalipse 20. Tema: Novo nascimento ou segunda morte.

         Ao contrário do que muitos pensam, a segunda morte não é a morte física, e sim, o ser lançado no lago de fogo e enxofre, juntamente com a morte e o inferno (HADES).

  • “Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.” (Ap 20:14 RA)
  • "E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.” (Ap 20:15 RA)

         Mas quando teria acontecido a primeira morte? No jardim do Éden, quando o homem pecou:

  •    E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, 17  mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gn 2:16-17 RA)
  •   Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. 7  Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si. 8  Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.” (Gn 3:6-8 RA)
  • “Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.” (1Co 15:22 RA)

         Diante da realidade universal da primeira morte, pois em Adão todos morreram, o que fazer para não passarmos pela segunda morte? A resposta é: Nascendo de novo através de Jesus Cristo.

  •  “ ¶  Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. 2  Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. 3  A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4  Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? 5  Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. 6  O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. 7  Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.” (Jo 3:1-7 RA)
  •  “ Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12  Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; 13  os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (Jo 1:11-13 RA).
         Em Cristo, nascemos de novo, temos nosso nome escrito no livro da vida e consequentemente viveremos eternamente. Por isso, alegre-se meu irmão por ter seu nome escrito no Livro da Vida desde a fundação do mundo. Viva de maneira santa para que o mesmo não seja apagado. Assim,  sua nova vida em Cristo será plena e não passará pela segunda morte.
  • “E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.” (Ap 20:15 RA)
  •  O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” (Ap 3:5 RA)
  •  “  O anjo, porém, me disse: Por que te admiraste? Dir-te-ei o mistério da mulher e da besta que tem as sete cabeças e os dez chifres e que leva a mulher: 8  a besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo e caminha para a destruição. E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida desde a fundação do mundo, se admirarão, vendo a besta que era e não é, mas aparecerá.” (Ap 17:7-8 RA)
  • “ Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano. 20  Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus.” (Lc 10:19-20 RA)

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.