20 de mai. de 2022

Lucas 2. Tema: Servindo a Deus sem saber.

           Deus é soberano!! Ele controla a história de uma maneira surpreendente e os homens tomam decisões sem sequer imaginar que estão contribuindo para que a vontade do Senhor  aconteça e prevaleça.

            As profecias a respeito do nascimento de Jesus existiam a séculos e se concretizaram nos dias do Império Romano, mais precisamente no governo de César Augusto. O imperador  “resolveu” estabelecer um censo e isto fez com que José e Maria saíssem de Nazaré e fossem pra Belém e ali Jesus nasceu, para que se cumprisse o que por Deus havia sido determinado. Desta forma, César Augusto serviu a Deus sem saber.

  • “Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se. Este, o primeiro recenseamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias, e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” (Lc 2:1-7 RA)
  •  “E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.” (Mt 2:2 RA)
  •   “Em Belém da Judéia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta: E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel.” (Mt 2:5-6 RA)

             É fundamental que mantenhamos a fé de que Deus é soberano e governa a história, assim conseguiremos descansar mesmo em meio as adversidades, pois teremos a certeza que a vontade do Senhor prevalecerá em nós e através de nós, ainda que as pessoas tomem decisões que nos atinjam direta ou indiretamente.

            Confie no Senhor e lembre-se do que disse o salmista: “O que a mim me concerne o SENHOR levará a bom termo; a tua misericórdia, ó SENHOR, dura para sempre; não desampares as obras das tuas mãos.” (Sl 138:8 RA)

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.