16 de mai. de 2022

Apocalipse 19. Tema: Anjos são apenas anjos.

             “ Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus. 10  Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.” (Ap 19:9-10 RA)

 

Durante a leitura bíblica por vezes encontramos a presença de anjos. Estes seres espirituais exercem um papel importante no plano de Deus, porém, precisam ser tratados dentro dos parâmetros bíblicos, pois são criaturas de Deus, logo, não podem ser tratados como se fossem “deuses”.

            O ministério dos anjos deve ser estudado com bastante atenção, posto que algumas religiões os tratam de maneira reprovada na Bíblia, como se fossem semideuses e não são. Anjos são:

  1. Comandados por Deus: “Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos.” (Sl 91:11 RA)
  2. Seres espirituais destinados a servirem aos seres humanos que servem a Deus: “ Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés? 14  Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?” (Hb 1:13-14 RA)
  3.  São conservos dos seres humanos que servem a Deus, isto é, atuam juntamente conosco na glorificação do nome de Deus: “ Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus. 10  Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.” (Ap 19:9-10 RA)
  4. Não devem ser adorados: “Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto.” (Lc 4:8 RA)
  5.  Não devemos fazer imagens, nem gravuras de anjos para serem adorados: “  Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5  Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem” (Ex 20:4-5 RA)

            Estas são algumas das razões pelas quais devemos buscar na Bíblia Sagrada as orientações quanto as maneiras que devemos proceder em relação aos anjos, já que não podemos ignorá-los e nem tão pouco superestimá-los, pois são conservos nossos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.