A terceira carta do João é muita rica naquilo que nos ensina, posto que nos apresenta o impacto que nossa vida pode gerar e de como podemos ser conhecidos. Nosso testemunho vai além do que pensamos, e , podemos ser referenciais do bem ou do mal, para quem está perto ou longe.
João deixa claro que dentro de uma mesma comunidade cristã encontramos bons e maus testemunhos, cristãos saudáveis e cristãos doentes. Como bons exemplos o apóstolo cita Gaio e Demétrius, como mal exemplo cita Diótrefes.
Gaio e Demétrio serviam a igreja, tinham saúde espiritual, acolhiam as pessoas,eram gente de Deus e viviam pra glória de Deus.
Diótrefis porém, além de fazer o mal, exercia uma influência negativa sobre a comunidade, chegando ao ponto de manipular outros cristãos, levando-os a não fazerem o que o próprio Cristo ensinara. Ele tinha uma perspectivas de domínio e controle, visando o benefício próprio, e não o da comunidade de fé que fazia parte.
Os testemunhos de Gaio e Demétrio nos mostram que podemos ser féis a Deus, mesmo convivendo com pessoas infiéis. Liderar pelo exemplo, mesmo convivendo com pessoas que lideram pela imposição. Sermos bons referenciais, mesmo convivendo com maus referenciais.
Que tipo de referencial você é e tem seguido? Você é um cristão de fé saudável e que se assemelha a Jesus, ou está doente e adoecendo outros? João registrou o que se dizia de Gaio, Demétrio e Diótrefes. Hoje, o que alguém escreveria a seu respeito?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.