23 de dez. de 2020

Apocalipse 20: O Mistério da Segunda Morte

                     Um dos temas que mais percebo equívoco até mesmo em cristãos é sobre a “SEGUNDA MORTE”. Para muitos a segunda morte é a morte física, mas não é. A primeira morte aconteceu no Gênesis, quando Adão pecou: Observe os textos bíblicos:

  • “Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.” (Gn 2:9 RA)
  • “E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gn 2:16-17 RA)
  • “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si. Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.” (Gn 3:6-8 RA)

                    No momento que Adão comeu o fruto do conhecimento do bem e do mal, aconteceu a PRIMEIRA MORTE, e o homem e a mulher foram separados de Deus. Então, a PRIMEIRA MORTE aconteceu no Gênesis. A partir de então, todos os serem humanos nascem mortos espiritualmente, embora esteja vivos física e psicologicamente.

  • “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Rm 5:12 RA)
  • “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,” (Rm 3:23 RA)
  • “porque o salário do pecado é a morte,” (Rm 6:23 a)

                    A SEGUNDA MORTE acontecerá quando após o julgamento perante o Grande Trono Branco:

  • “Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.” (Ap 20:11-15 RA)

                      A SEGUNDA MORTE acontecerá após O julgamento final após o julgamento perante o Grande Trono Branco, onde e os que não tiverem seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro, serão banidos para sempre da presença de Deus, sendo lançados no Geena (Inferno de fogo), juntamente com Satanás, o Anticristo e o falso profeta. Ali haverá choro e ranger de dentes eternamente.

                      Após a primeira morte, os seres humanos tem a oportunidade de, mediante a fé em Jesus, nascerem de novo, mas após a segunda morte não haverá oportunidades:

  • “Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.” (Jo 3:1-7 RA)
  • “E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (Jo 3:14-18 RA)

                  Nem todos que passaram pela PRIMEIRA MORTE, passarão pela SEGUNDA MORTE. Aqueles que receberam Jesus como Senhor e salvador de suas vidas, por nascerem de novo, terão seus pecados perdoados e  justificados dos seus pecados, ficando livres de toda condenação, passando da morte para a vida.

  • “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.” (Jo 5:24-25 RA)
  • “Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; {criatura; ou criação } as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2Co 5:16-17 RA)
  • “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;” (Rm 5:1 RA)
  • “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.” (Rm 8:1-2 RA)

               Todos passaram pela primeira morte em Adão, mas nem todos passarão pela segunda morte, posto que receberam Jesus como Senhor e Salvador.

  •  “Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.” (1Co 15:22 RA)
  • “Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual. O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial. Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.” (1Co 15:45-50 RA)
  • “O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1Co 15:56-57 RA)
  • Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. (Jo 3:36)
  • Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. (Jo 5:24)
  • Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. (Jo 6:47) 
  • Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. (Jo 6:54)
  • Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. (1Jo 5:12)

                Em relação a primeira morte você não teve opção, mas em relação a segunda, é por sua decisão!!

  • “Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos. Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo, como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;” (Hb 2:1-3 RA)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.