26 de mai. de 2023

2 Crônicas 21: Alianças erradas, desgraça alcançada.

  •   Tendo Jeorão assumido o reino de seu pai e havendo-se fortificado, matou todos os seus irmãos à espada, como também alguns dos príncipes de Israel. 5  Era Jeorão da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar e reinou oito anos em Jerusalém. 6  Andou nos caminhos dos reis de Israel, como também fizeram os da casa de Acabe, porque a filha deste era sua mulher; e fez o que era mau perante o SENHOR.” (2Cr 21:4-6 RA)

 

             Jeorão embora tivesse um pai temente a Deus, resolveu tomar como exemplo pessoas que não temiam ao Senhor e para piorar a situação casou-se com uma mulher cujo coração não estava em Deus, por isso foi influenciado para o mal, chegando ao ponto de matar seus irmãos, assim como alguns príncipes de Israel.

            A palavra de Deus nos ensina que não devemos estabelecer alianças com pessoas que não temem a Deus, pois as mesmas nos influenciarão para o mal. Davi disse a Salomão que não se casasse com mulheres idólatras pois lhe perverteriam o coração e foi isto que aconteceu.

            Estes são alguns dos exemplos que nos alertam a não querer aliança  com quem não é de Deus, pois  seremos influenciados e  terminaremos nos corrompendo e desgraçando a vida.

 

  • Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? 15  Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? 16  Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 17  Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, 18  serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.” (2Co 6:14-18 RA)
  •  1 Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, 2  mulheres das nações de que havia o SENHOR dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor. 3  Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. 4  Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o SENHOR, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai. 5  Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas. 6  Assim, fez Salomão o que era mau perante o SENHOR e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai. 7  Nesse tempo, edificou Salomão um santuário a Quemos, abominação de Moabe, sobre o monte fronteiro a Jerusalém, e a Moloque, abominação dos filhos de Amom. 8  Assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses. 9 Pelo que o SENHOR se indignou contra Salomão, pois desviara o seu coração do SENHOR, Deus de Israel, que duas vezes lhe aparecera. 10  E acerca disso lhe tinha ordenado que não seguisse a outros deuses. Ele, porém, não guardou o que o SENHOR lhe ordenara. 11  Por isso, disse o SENHOR a Salomão: Visto que assim procedeste e não guardaste a minha aliança, nem os meus estatutos que te mandei, tirarei de ti este reino e o darei a teu servo.” (1Rs 11:1-11 RA)

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.