2 de mai. de 2023

1 Crônicas 25. Tema: O papel profético da música.

  •  “Davi, juntamente com os chefes do serviço, separou para o ministério os filhos de Asafe, de Hemã e de Jedutum, para profetizarem com harpas, alaúdes e címbalos. O rol dos encarregados neste ministério foi:” (1Cr 25:1 RA)

 

           Profetizar é anunciar o futuro, movido pela fé, isto é, pelas crenças que fundamentam nossa vida (“Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai.” (2Jo 1:4 RA) e por aquilo que cremos que acontecerá segundo a vontade de Deus (“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” (Hb 11:1 RA)

            Davi separou os filhos de Asafe, Hemã e Jedutum, para profetizarem com harpas, alaúdes e címbalos. Isto é, eles publicariam as crenças do povo de Deus através das músicas, mas também anunciariam o que Deus iria fazer.

            Este ensinamento nos mostra que músicas são veículos que levam a mensagem da fé, tanto para glorificar a Deus, quanto para edificar a igreja e evangelizar pessoas. Por isso precisamos ter muito cuidado com o que compomos e com o que cantamos, para que possamos anunciar e consolidar a fé das pessoas e da igreja de maneira bíblica e teologicamente correta, pois gerará saúde espiritual, emocional, física e comunitária.

            Profetize através das músicas, isto é, declare sua fé (crenças e expectativas) com biblicidade e confiança. Deixe que Deus use o louvor através de você e para você, pois os resultados serão maravilhosos e atravessarão gerações, como acontece conosco ao ouvirmos músicas compostas e entoados por irmãos do passado e no presente.

             Não componha e nem cante músicas que neguem, deturpem ou enfraqueçam sua fé ou de outros. Seja criterioso, pois podemos e devemos abençoar pessoas e a música é um excelente instrumento. Por isso, não cante músicas seculares e nem biblicamente incorretas, afinal a boca fala daquilo que o coração está cheio e a alma se alimenta também das palavras  que acolhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.