31 de mai. de 2023

2 Crônicas 24. Tema: Espiritualidade de cabresto.

  •   Depois da morte de Joiada, vieram os príncipes de Judá e se prostraram perante o rei, e o rei os ouviu. 18  Deixaram a Casa do SENHOR, Deus de seus pais, e serviram aos postes-ídolos e aos ídolos; e, por esta sua culpa, veio grande ira sobre Judá e Jerusalém.” (2Cr 24:17-18 RA)

 

               O rei Joás subiu ao trono com 7 anos de idade e reinou por 40 anos, sendo que boa parte deste tempo procedeu de maneira reta perante o Senhor. Mandou restaurar o templo e seus objetos que Atalia havia destruído e assim promoveu uma reforma espiritual, porém isto aconteceu enquanto o sacerdote Joiada estava vivo.

               Com a morte do sacerdote, Joás deu ouvidos aos maus conselheiros e se desviou, passando a servir aos postes ídolos, juntamente com o povo, revelando assim que sua espiritualidade era de cabresto, isto é, ele só servia a Deus quando tinha alguém  monitorando e dizendo o que fazer, quando esta pessoa morreu (Joiada) prontamente o rei deixou os caminhos do Senhor. O desvio foi tão profundo que até os profetas enviados por Deus para alertar sobre tais erros foram apedrejados.

 “ ... Fez Joás o que era reto perante o SENHOR todos os dias do sacerdote Joiada.” (2Cr 24:2 RA)

“Envelheceu Joiada e morreu farto de dias; era da idade de cento e trinta anos quando morreu.” (2Cr 24:15 RA)

  “ Depois da morte de Joiada, vieram os príncipes de Judá e se prostraram perante o rei, e o rei os ouviu. 18  Deixaram a Casa do SENHOR, Deus de seus pais, e serviram aos postes-ídolos e aos ídolos; e, por esta sua culpa, veio grande ira sobre Judá e Jerusalém.” (2Cr 24:17-18 RA)

   Porém o SENHOR lhes enviou profetas para os reconduzir a si; estes profetas testemunharam contra eles, mas eles não deram ouvidos. 20  O Espírito de Deus se apoderou de Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé diante do povo e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do SENHOR, de modo que não prosperais? Porque deixastes o SENHOR, também ele vos deixará. 21  Conspiraram contra ele e o apedrejaram, por mandado do rei, no pátio da Casa do SENHOR.” (2Cr 24:19-21 RA)

             Precisamos ter muito cuidado com a espiritualidade de cabresto, tanto nossa, quanto em nossas casas e até na igreja, isto é, nosso relacionamento com Deus não pode depender da presença de nossos cônjuges, nem dos nossos pais e familiares, nem dos pastores, nem da igreja, nem dos amigos e nem do contexto que estamos inseridos, pois se assim for, quando estivermos longe de tais pessoas ou lugares nos desviaremos dos caminhos do Senhor.

             Este é um alerta principalmente para nós que somos pais, pois se nossos filhos não tiverem uma experiência pessoal com o Senhor, certamente deixarão o caminho quando forem maiores de idade, quando forem para longe de nós, ou quando morrermos. De igual modo, os pastores devem estimular os membros da igreja a terem suas experiências pessoais com Deus, caso contrário, quando entrarem na faculdade, ou forem trabalhar fora, também deixarão os caminhos do Senhor.

            Enfim, precisamos ter cuidado com a espiritualidade de cabresto, pois aparentemente é bem sucedida, porém é de pouca duração, colocando em risco tanto a história quanto a eternidade de muitas pessoas, inclusive a nossa e de quem amamos e servimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.