24 de mai. de 2023

2 Crônicas 18. Tema: Não cale e nem mate o profeta.

Respondeu o rei de Israel a Josafá: Há um ainda, por quem podemos consultar o SENHOR; porém eu o aborreço, porque nunca profetiza de mim o que é bom, mas somente o que é mau. 8  Este é Micaías, filho de Inlá. Disse Josafá: Não fale o rei assim. Então, o rei de Israel chamou um oficial e disse: Traze-me depressa a Micaías, filho de Inlá.” (2Cr 18:7-8 RA)

 

               Examinando a história bíblica encontramos por vezes as pessoas com raiva dos profetas, como se eles fossem os culpados do futuro tenebroso que muitos teriam que enfrentar, quando na verdade, os mesmos apenas anunciam o veredito de Deus como julgamento dos atos pecaminosos dos infratores, como exemplos podemos citar Faraó, Acabe, Herodias, etc.

  • “ Deixaram a Casa do SENHOR, Deus de seus pais, e serviram aos postes-ídolos e aos ídolos; e, por esta sua culpa, veio grande ira sobre Judá e Jerusalém. 19 Porém o SENHOR lhes enviou profetas para os reconduzir a si; estes profetas testemunharam contra eles, mas eles não deram ouvidos.” (2Cr 24:18-19 RA)

               O que os perseguidores dos profetas deveriam perceber é que são os verdadeiros culpados do que vai acontecer e que a mensagem profética é uma oportunidade de arrependimento concedida por Deus, logo, matar os profetas é agravar a situação e calar a voz de quem veio para ajudar.

                Se Acabe tivesse ouvido Micaías não teria morrido. Se Herodias tivesse ouvido João Batista teria abandonado o pecado e consequentemente a morte eterna. Se Faraó tivesse ouvido Moisés não teria perdido seu filho. Se Saul tivesse ouvido Samuel, teria mantido seu  reino. Se você e eu tivéssemos ouvidos os profetas e profetizas que Deus colocou em nossas vidas, com certeza nossa história seria outra.

                 Não tenha raiva dos profetas, pois são mensageiros de Deus, trazendo palavras que podem mudar sua história e principalmente sua eternidade. Quando falo de profetas, refiro-me  também às pessoas do nosso convívio como pastores(as), pais, filhos, irmãos, tios, amigos, irmãos da igreja , etc., que são usados para abrir nossos olhos e nos alertar.

                 Não prenda, não cale, não mate os profetas, pois ao agir assim, estará se autocondenando a experiências de dor e angústias que poderiam ser evitados.

 “8 ¶ Vai, pois, escreve isso numa tabuinha perante eles, escreve-o num livro, para que fique registrado para os dias vindouros, para sempre, perpetuamente. 9 Porque povo rebelde é este, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do SENHOR. 10 Eles dizem aos videntes: Não tenhais visões; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis, profetizai-nos ilusões; 11 desviai-vos do caminho, apartai-vos da vereda; não nos faleis mais do Santo de Israel. 12 Pelo que assim diz o Santo de Israel: Visto que rejeitais esta palavra, confiais na opressão e na perversidade e sobre isso vos estribais, 13 portanto, esta maldade vos será como a brecha de um muro alto, que, formando uma barriga, está prestes a cair, e cuja queda vem de repente, num momento. 14 O SENHOR o quebrará como se quebra o vaso do oleiro, despedaçando-o sem nada lhe poupar; não se achará entre os seus cacos um que sirva para tomar fogo da lareira ou tirar água da poça. 15 Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes. 16 Antes, dizeis: Não, sobre cavalos fugiremos; portanto, fugireis; e: Sobre cavalos ligeiros cavalgaremos; sim, ligeiros serão os vossos perseguidores. 17 Mil homens fugirão pela ameaça de apenas um; pela ameaça de cinco, todos vós fugireis, até que sejais deixados como o mastro no cimo do monte e como o estandarte no outeiro.” (Is 30:8-17 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.