22 de mai. de 2023

2 Crônicas 16. Tema: Escorregando no fim da vida.

 

  • “ Naquele tempo, veio Hanani a Asa, rei de Judá, e lhe disse: Porquanto confiaste no rei da Síria e não confiaste no SENHOR, teu Deus, o exército do rei da Síria escapou das tuas mãos. 8  Acaso, não foram os etíopes e os líbios grande exército, com muitíssimos carros e cavaleiros? Porém, tendo tu confiado no SENHOR, ele os entregou nas tuas mãos. 9  Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele; nisto procedeste loucamente; por isso, desde agora, haverá guerras contra ti. 10  Porém Asa se indignou contra o vidente e o lançou no cárcere, no tronco, porque se enfurecera contra ele por causa disso; na mesma ocasião, oprimiu Asa alguns do povo.” (2Cr 16:7-10 RA)

 

            Durante décadas o rei  Asa teve uma vida aprovada por Deus, por isso avançou, conquistou, obteve grandes resultados, porém não vigiou o suficiente e diante da ameaça do rei Baasa, foi buscar refúgio no rei da Síria e esta atitude desagradou por demais ao Senhor.

            Com o propósito de notificar o rei, Deus enviou o profeta Hanani que entregou a palavra de reprovação e o anúncio das consequências de tal ato. Ao ouvir o veredito o rei que outrora acertava, mandou prender o profeta como se ele tivesse culpa pela mensagem que noticiou. Desagradando mais uma vez ao Senhor. Para completar a situação, Asa adoece dos pés e ao invés de buscar a Deus procura os médicos e assim culmina sua decadência.

             Você conhece histórias assim, de pessoas que do meio pra o fim da vida foram caindo em abismos cada vez maiores? Eu conheço e tremo, pois sei que se não vigiar e orar também posso naufragar.

            Deus foi, é e sempre deve ser nosso refúgio e fortaleza. As pessoas até podem nos ajudar se por Ele forem enviadas. A ciência não deve ser ignorada, mas sempre como recurso enviado pelo Deus do conhecimento. O dinheiro pode até ser um recurso, mas sempre deve ser visto como uma provisão do Eterno. Enfim, nada e nem ninguém, pode substituir o lugar de Deus em nossa história.

 

  • “De Deus dependem a minha salvação e a minha glória; estão em Deus a minha forte rocha e o meu refúgio.” (Sl 62:7 RA)
  •  “A ti clamo, SENHOR, e digo: tu és o meu refúgio, o meu quinhão na terra dos viventes.” (Sl 142:5 RA)
  •   Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. 2  Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. 3  Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades; 4  quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia; 5  quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.” (Sl 103:1-5 RA)
  •  “Ó SENHOR, força da minha salvação, tu me protegeste a cabeça no dia da batalha.” (Sl 140:7 RA)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.