12 de mar. de 2023

1 Reis 20. Tema: Não se gabe da vitória que ainda não conquistou.

  •  “Porém o rei de Israel respondeu e disse: Dizei-lhe: Não se gabe quem se cinge como aquele que vitorioso se descinge.” (1Rs 20:11 RA)

 

              Ser moderado e prudente no uso das palavras  é uma virtude a ser buscada e cultivada por todos aqueles que temem ao Senhor, afinal está escrito:“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” (Pv 16:18 RA)

              Ben-Hadade, rei da Síria, tomado de soberba afrontou Acabe e gabou-se de uma vitória que ainda não havia obtido, por isso foi alertado pelo rei de Israel, para não se gabar da vitória antes que dela tivesse voltado da batalha. “Porém o rei de Israel respondeu e disse: Dizei-lhe: Não se gabe quem se cinge como aquele que vitorioso se descinge.” (1Rs 20:11 RA)

              O rei da Síria foi derrotado duas vezes pelo exército de Israel, pois do Senhor veio sua derrota, devido a arrogância de suas palavras. “Eles feriram, cada um ao homem que se lhe opunha; os siros fugiram, e Israel os perseguiu; porém Ben-Hadade, rei da Síria, escapou a cavalo, com alguns cavaleiros.” (1Rs 20:20 RA) “Os restantes fugiram para Afeca e entraram na cidade; e caiu o muro sobre os vinte e sete mil homens que restaram. Ben-Hadade fugiu, veio à cidade e se escondia de câmara em câmara.” (1Rs 20:30 RA)

              Não fale do futuro com arrogância. Não se ache vencedor antes da luta. O mais sábio é proceder com humildade e esperar que o Senhor lhe conceda a vitória. Agindo assim, evitará constrangimentos e vergonha. Não confie em seus estudos, seu conhecimento, sua experiência, seu dinheiro, sua posição, pois nada disso garantirá sua vitória.

              Seja humilde e não confunda fé com soberba e altivez de espírito. Não seja presunçoso. A fé é uma atitude de humildade e confiança de que o Senhor nos concederá algo, desde que seja da Sua vontade. Por isso, seja comedido em suas falas, espere o fim da batalha, o resultado do concurso, a conclusão da obra, o fim da jornada, sempre estando consciente que:

  •  “Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus.” (Sl 20:7 RA)
  •  “O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do SENHOR.” (Pv 21:31 RA)
  •  “Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.” (Rm 9:16 RA)
  •  “Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez. Nós, porém, não nos gloriaremos sem medida, mas respeitamos o limite da esfera de ação que Deus nos demarcou e que se estende até vós. Porque não ultrapassamos os nossos limites como se não devêssemos chegar até vós, posto que já chegamos até vós com o evangelho de Cristo; não nos gloriando fora de medida nos trabalhos alheios e tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos sobremaneira engrandecidos entre vós, dentro da nossa esfera de ação, a fim de anunciar o evangelho para além das vossas fronteiras, sem com isto nos gloriarmos de coisas já realizadas em campo alheio. Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva.” (2Co 10:12-18 RA)
  •  “Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna. Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.” (Tg 4:13-17 RA)

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.