- “Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, mulheres das nações de que havia o SENHOR dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor. Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o SENHOR, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai. Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas. Assim, fez Salomão o que era mau perante o SENHOR e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai. Nesse tempo, edificou Salomão um santuário a Quemos, abominação de Moabe, sobre o monte fronteiro a Jerusalém, e a Moloque, abominação dos filhos de Amom. Assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses. Pelo que o SENHOR se indignou contra Salomão, pois desviara o seu coração do SENHOR, Deus de Israel, que duas vezes lhe aparecera. E acerca disso lhe tinha ordenado que não seguisse a outros deuses. Ele, porém, não guardou o que o SENHOR lhe ordenara. Por isso, disse o SENHOR a Salomão: Visto que assim procedeste e não guardaste a minha aliança, nem os meus estatutos que te mandei, tirarei de ti este reino e o darei a teu servo.” (1Rs 11:1-11 RA)
Salomão foi um homem sábio e por causa desta virtude teve grandes conquistas, realizou grandes obras, escreveu vários livros, teve uma fama divulgada, prosperou materialmente, etc., porém fracassou na sua vida com Deus, visto que desconsiderou o que o Senhor lhe havia dito a respeito de não casar com mulheres que eram idólatras.
Precisamos ter muito cuidado com o sucesso, com as conquistas, com o reconhecimento público, com a prosperidade material e outras coisas semelhantes, pois podem geram uma falsa sensação que está tudo bem e que Deus está nos aprovando.
Salomão não vigiou e tropeçou nas próprias pernas. Esqueceu que a maior prova de sabedoria é obedecer ao Senhor, embora tivesse escrito sobre isso nos provérbios: “O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” (Pv 1:7 RA)
Tenha cuidado para não fazer o mesmo! Não ignore as direções de Deus, pois a desobediência custa caro e os desdobramentos podem atingir seus descendentes e destruir sua eternidade.
Não basta começar bem, precisamos continuar bem e principalmente terminar bem, e terminar bem nada mais é do que perseverar em fé e obediência ao Senhor até o fim.
- “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” (Ap 21:8 RA)
- “Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.” (Ap 22:15 RA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.