6 de fev. de 2022

Hebreus 4. Tema: Ausência de fé, presença de perdas.

            “Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado. Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram. Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo. Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera. E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso. Visto, portanto, que resta entrarem alguns nele e que, por causa da desobediência, não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas, de novo, determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração. (Hb 4:1-7)

             No capítulo 3 da carta aos Hebreus (estudo anterior) vimos alguns comportamentos que provocaram a ira de Deus e levaram aqueles que saíram do Egito morrerem no deserto (coração duro pelo pecado, colocar Deus a prova, errar no coração (iniquidade), ignorar os caminhos de Deus e a incredulidade), mas não tratamos da origem de tais comportamentos reprováveis, que é a ausência da fé bíblica que gera fidelidade.

             Sem a fé (confiança) que gera fidelidade, adotamos comportamentos que nos levam a enveredar por caminhos circulares, que nos impedem de progredir no propósito, além de tumultuar  e prolongar a jornada que pode terminar aquém do ideal.

             A fé bíblica, em nosso Senhor Jesus (“Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” Jo 7:38 RA), gera confiança, produz segurança, afasta a murmuração, promove a obediência, oportuniza a paz, descanso interior e nos leva a tomar posse da vida eterna.

            Peça a Deus (oração) e busque (leitura e ensino correto) ter uma fé correta e comportamentos coerentes, pois assim, rotas serão diferentes e destinos serão procedentes daquilo que está no propósito e tempo de Deus












 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.