9 de fev. de 2022

Hebreus 5. Tema: Negligência nos afasta da excelência.

 “A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido.” (Hb 5:11-12 RA)

 

         As vezes temos grandes sonhos, aspirações, desejos, mas não percebemos o progresso necessário para chegarmos ao que desejamos. Este travamento, bloqueio, raquitismo, nos faz perguntar: O que falta?

         Seria você uma pessoa pronta ou tardia para ouvir? A falta da devida atenção, zelo, empenho, cuidado, com o que está em nossas mãos, bloqueia a chegada do melhor que tanto desejamos, afinal, “Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” (Mt 25:23 RA)

         Antes de escrevermos bons livros precisamos ser alfabetizados, ganharmos competições ser bem treinados, recebemos grandes oportunidades ser zelosos com as que nos chegaram., antes de mandar precisamos aprender a ser mandados, enfim, antes de ser “grandes” necessitamos aprender a ser pequenos de qualidade.

         Os hebreus a quem esta carta foi destinada poderiam ter avançado bastante na fé e terem acesso a verdades profundas de Deus, mas por serem tardios no ouvir, isto é , só davam ouvidos depois dos problemas, dificuldades, negligências, pestilências, indolências, consequências, precisavam ser novamente instruídos,  por isso não avançavam.

         Você é pronto ou tardio para ouvir? Pessoas altivas, soberbas, jactanciosas, sábias aos próprios olhos não costumam ouvir pequenas e simples orientações. Imagine se você viesse obedecendo ao Senhor desde quando se converteu e fazendo o que lhe ensinou, onde estaria? Mas, a dureza de coração, a altivez de espírito, a dificuldade de ouvir, o ser sábio aos próprios olhos, lhe impediram de avançar e só te trouxeram aonde você está.

         Será que não é a hora de se arrepender e mudar? Será que não é a hora de ouvir mais do que falar? De obedecer, antes de querer mandar? Caso contrário, mais uma volta no deserto você dará e o melhor de Deus ficará apenas a ver e desejar.

 


 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.