23 de jan. de 2021

Provérbios 23. Tema: Tenha bons modos.

                   A Palavra de Deus é maravilhosa e nela encontramos instruções para tudo, inclusive a respeito de como nos comportar em locais e eventos. Estes protocolos evitam que  passemos, ou causemos constrangimentos, humilhações e não sejamos alvo de comentários negativos.

                  Por mais que não aceitemos, existem posturas a serem observadas tanto em um velório, quanto em um casamento. Desde uma recepção até uma despedida. Numa admissão ou em uma demissão. Enfim, existem protocolos e os sábios procuram levá-los em consideração.

                 Protocolos  são normas de conduta que ao serem observados nos promovem, pois fazem com que saibamos entrar e sair dos locais de maneira honrosa. Por isso, procure se informar a respeito de questões como roupas adequadas, volume da voz, risadas e brincadeiras, temas a serem ou não abordados, como pegar em talheres, onde ficar em eventos sociais ou corporativos, como mastigar, como bocejar, como usar palitos de dente, arrotar, quanto colocar no prato e no copo, como usar um guardanapo, a quantidade e frequência de um perfume, etc.

                 Por mais que não gostemos, precisamos entender que saber nos comportar corretamente fará bem a todos, além de abrir  portas e contribuir  para que se mantenham nesta condição. Não pense que seguir  protocolos é uma  tolice, pelo contrário, segui-los revela sabedoria. 

                 Veja alguns exemplos de protocolos na Bíblia:

  • “Quando te assentares a comer com um governador, atenta bem para aquele que está diante de ti; mete uma faca à tua garganta, se és homem glutão.” (Pv 23:1-2 RA)
  • “Então, Faraó mandou chamar a José, e o fizeram sair à pressa da masmorra; ele se barbeou, mudou de roupa e foi apresentar-se a Faraó.” (Gn 41:14 RA)
  • “Quando por alguém fores convidado para um casamento, não procures o primeiro lugar; para não suceder que, havendo um convidado mais digno do que tu, vindo aquele que te convidou e também a ele, te diga: Dá o lugar a este. Então, irás, envergonhado, ocupar o último lugar. Pelo contrário, quando fores convidado, vai tomar o último lugar; para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, senta-te mais para cima. Ser-te-á isto uma honra diante de todos os mais convivas. Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado.” (Lc 14:8-11 RA)
  • “Então, se aproximaram dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo-lhe: Mestre, queremos que nos concedas o que te vamos pedir. E ele lhes perguntou: Que quereis que vos faça? Responderam-lhe: Permite-nos que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda. Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu bebo ou receber o batismo com que eu sou batizado? Disseram-lhe: Podemos. Tornou-lhes Jesus: Bebereis o cálice que eu bebo e recebereis o batismo com que eu sou batizado; quanto, porém, ao assentar-se à minha direita ou à minha esquerda, não me compete concedê-lo; porque é para aqueles a quem está preparado. (Mc 10:35-40 RA)

                        Siga os protocolos para que não seja repreendido, envergonhado, humilhado ou convidado a sair. Fica a dica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.