30 de jan. de 2021

Provérbios 30. Tema: Nem a riqueza e nem a pobreza.

             A riqueza e a pobreza são situações extremas e opostas, mas representam os mesmos riscos para os seres humanos. Algumas pessoas diante da  pobreza, blasfemam, murmuram, enfraquecem na fé, se acham inferiores, abandonadas e esquecidas por Deus, chegando a se revoltarem e até a abandonar a fé. Outras, quando estão ricas e abastadas,  se ensoberbecem, tornam-se sábias aos próprios olhos, altivas de espírito e orgulhosas,  passando a pensar que são maiores do que as outras, e algumas, até acham que não precisam de Deus.

            O escritor  bíblico,  por reconhecer os riscos da pobreza e da riqueza, pede a Deus que lhe dê o necessário para ter suas necessidades supridas, nos incentivando assim, a buscar uma moderação na vida, um equilíbrio, também na área financeira.

             Vejamos outros textos que nos incentivam lidar com equilíbrio nas finanças:

  •  “Não te fatigues para seres rico; não apliques nisso a tua inteligência. Porventura, fitarás os olhos naquilo que não é nada? Pois, certamente, a riqueza fará para si asas, como a águia que voa pelos céus.” (Pv 23:4-5 RA)
  • “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.” (Fp 4:11-13 RA)
  • “Duas coisas te peço; não mas negues, antes que eu morra: afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus.” (Pv 30:7-9 RA)

              Não dedique sua vida para adquirir riquezas, nem tão pouco rejeite-as, se o Senhor lhe conceder esta oportunidade. Saiba lidar com aquilo que lhe for entregue e administre da melhor maneira possível, para que seja encontrado fiel e contente no dia que o Eterno lhe for pedido contas.

               


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.