31 de jan. de 2021

Provérbios 31. Tema: Conselhos dos pais

                     Se você leu com atenção o livro dos Provérbios, percebeu que há um estímulo aos filhos  quanto a maneira que devem tratar os pais. A orientação é que os mesmos ouçam, valorizem, honrem, deem prazer e alegria, considerem tanto aos pais, quanto aquilo que eles fazem e ensinam.

                     O próprio Salomão, rei mais sábio de toda história, destaca que foi seu pai Davi, que lhe orientou a valorizar a sabedoria. O rei Lemuel (cap 31) também é orientado pela mãe, quanto a detalhes da vida e de como governar. Enfim, até os reis precisam dos conselhos dos pais, quanto mais eu e você!

                     Valorize seus pais e os conselhos que lhe dão, pois com certeza, querem, investem, oram e buscam seu bem. Lembre que foram eles que cuidaram de você desde cedo, e via de regra, são eles que realmente querem seu  bem.

                     Felizes aqueles  que tem um pai e uma mãe que aconselham, e ,mais felizes são aqueles que os reconhecem e valorizam, mesmo reconhecendo suas limitações e imperfeições, pois, com certeza, aconselham, exortam, alertam, corrigem, castigam, por que amam e pensam no bem dos seus filhos.

                       Diz a palavra de Deus:

  • Pv 1:8  Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe.
  • Pv 1:10  Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas.
  • Pv 1:15  Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés;
  • Pv 2:1  Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos ...
  • Pv 3:1  Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos;
  • Pv 3:11  Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão.
  • Pv 3:21  Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso;
  • Pv 4:10  Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida.
  • Pv 4:20  Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos.
  • Pv 5:1  Filho meu, atende a minha sabedoria; à minha inteligência inclina os ouvidos
  • Pv 5:20  Por que, filho meu, andarias cego pela estranha e abraçarias o peito de outra?
  • Pv 6:1  Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro e se te empenhaste ao estranho...
  • Pv 6:3  Agora, pois, faze isto, filho meu, e livra-te, pois caíste nas mãos do teu companheiro: vai, prostra-te e importuna o teu companheiro;
  • Pv 6:20  Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe;
  • Pv 7:1  Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos.
  • Pv 19:27  Filho meu, se deixas de ouvir a instrução, desviar-te-ás das palavras do conhecimento.
  • Pv 23:15  Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á também o meu;
  • Pv 23:19  Ouve, filho meu, e sê sábio; guia retamente no caminho o teu coração.
  • Pv 23:26  Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.
  • Pv 24:13  Filho meu, saboreia o mel, porque é saudável, e o favo, porque é doce ao teu paladar.
  • Pv 24:21  Teme ao SENHOR, filho meu, e ao rei e não te associes com os revoltosos.
  • Pv 27:11  Sê sábio, filho meu, e alegra o meu coração, para que eu saiba responder àqueles que me afrontam.
  • Pv 31:2  Que te direi, filho meu? Ó filho do meu ventre? Que te direi, ó filho dos meus votos? ...
  • Ec 12:12  Demais, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne.
  • 2Tm 2:1  Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.
  • Hb 12:5  e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado;



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.