28 de jan. de 2021

Provérbios 28. Tema: Oração abominável.

                Orar é conversar com Deus, é dialogar com o Eterno, é relacionar-se com o Amigo, é achegar-se ao Senhor, sempre tendo em mente a Sua existência e na certeza  das Suas recompensas, pois,  “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Hb 11:6 RA).

                Precisamos ter em mente que as recompensas prometidas aqueles que agem movidos por fé, estão baseadas nos méritos de Cristo, pois Ele cumpriu a Lei, obedeceu plenamente, e agradou ao Pai plenamente.

  •  “Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.” (Rm 10:4 RA)
  • “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.” (Fp 2:5-8 RA)
  • “E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” (Mt 3:17 RA)
  • “Naquele dia, nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome. Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa. Estas coisas vos tenho dito por meio de figuras; vem a hora em que não vos falarei por meio de comparações, mas vos falarei claramente a respeito do Pai. Naquele dia, pedireis em meu nome; e não vos digo que rogarei ao Pai por vós.” (Jo 16:23-26 RA)

                 A oração é uma maneira que temos de acessar e manter nossa comunhão com Deus. Através dela entramos no sobrenatural e experimentamos inúmeras bênçãos e temos incontáveis e incomparáveis oportunidades, mas nenhuma sobrepuja a comunhão com Deus, pois na Sua presença nosso espírito, alma e corpo se completam.

                Contudo, nossas orações podem ser abomináveis perante o Senhor, isto é, detestável aos Seus ouvidos. “O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.” (Pv 28:9 RA). Mas quando é que isto acontece? Quando não temos uma vida de obediência e santidade. Ao desviarmos nossos ouvidos de ouvir e dar ouvidos as orientações do Senhor, aquilo que falamos a Ele se torna agressivo, irritante, provocante.

  •  “Ouvi a palavra do SENHOR, vós, príncipes de Sodoma; prestai ouvidos à lei do nosso Deus, vós, povo de Gomorra. De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios?  — diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene. As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer. Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal. Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas. Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse.” (Is 1:10-20 RA)

                Assim sendo, entenda que, não basta orar pra ter, antes devemos orar pra ser semelhantes a Jesus, pois desta feita agradaremos o Pai e nossas orações serão como belas canções ao seus ouvidos e como cheiro suave as Sua narinas.

  •  “Agradar-me-ei de vós como de aroma suave, quando eu vos tirar dentre os povos e vos congregar das terras em que andais espalhados; e serei santificado em vós perante as nações.” (Ez 20:41 RA)
  •  “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.” (Ef 5:1-2 RA)

 

Lembre-se: NÃO EXISTE ORAÇÃO PODEROSA! EXISTE UM DEUS PODEROSO QUE RESPONDE ORAÇÕES, CONFORME SUA VONTADE.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.